quarta-feira, 2 de agosto de 2017

COMBATE AO CRIME

Polícia deflagra 'Operação Fantasma' e prende empresários por desvio de mais de R$ 80 milhões no PI
De acordo com o delegado JJ, coordenador da Delegacia Especializada de Crimes contra a Ordem Tributária (Deccortec), até o momento três empresários, que são irmãos, foram presos.

O Grupo Interinstitucional de Combate aos Crimes Contra a Ordem Tributária-GRINCOT, deflagrou nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (02) a Operação Fantasma com o objetivo de desarticular uma organização criminosa, que atuava utilizando empresas fantasmas e notas frias, lesando o fisco em mais de R$ 81 milhões com fraudes tributárias e fiscais. A operação está concentrada em Teresina e Campo Maior.


Ao todo, estão sendo cumpridos 11 Mandados de Prisão Temporária, 03 Mandados de Prisão Preventiva, 15 sequestros e remoção de bens, além de 23 Mandados de Busca e Apreensão expedidos pelo Juiz da 10ª Vara Criminal de Teresina.


De acordo com o delegado João José, o JJ, coordenador da Delegacia Especializada de Crimes contra a Ordem Tributária (Deccortec), até o momento três empresários, que são irmãos, foram presos. “Três irmãos e a mãe foram presos, pois eles são as cabeças da operação. Dois empresários foram presos em Campo Maior e um em Jericoacoara, nós fomos prender ele lá. Teve prisões em Teresina, mas a base da organização era em Campo Maior”, disse o delegado.


Investigações

O delegado JJ informou que as investigações tiveram início a partir de vários inquéritos produzidos, mas havia a necessidade de uma avaliação mais profunda para apurar o esquema. Então, em novembro de 2016, deu-se início a uma investigação mais detalhada para identificar como funcionava a organização criminosa.

“Já existiam inquéritos, mas não houve uma penetração profunda. Quando foi em novembro eu baixei portaria e comecei a fazer a investigação juntamente com o delegado Josimar e descobrimos a criação de mais 61 empresas ‘laranjas’ fora do estado do Piauí. No Piauí, são mais de 80 empresas fantasmas com representantes 'laranjas', só em Campo Maior são mais de 20 empresas fantasmas do gênero alimentício”, informou.


O GRINCOT é composto pela DECCOTERC/Polícia Civil do Piauí, Ministério Público Estadual, Procuradoria Geral do Estado, SEFAZ-PI e 10ªVara Criminal de Teresina. Participam da Operação aproximadamente 100 pessoas, entre policiais civis, auditores fiscais, técnicos da SEFAZ-PI, MPE-PI e Policiais Rodoviários Federais.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: GP1

Nenhum comentário: