domingo, 2 de dezembro de 2012

TCE ACHOU ROMBO MILIONÁRIO

Tribunal defende a prisão dos prefeitos que deixaram dívidas
Das 54 prefeituras, sete estiveram contas desbloqueadas pelo próprio TCE para pagamento de servidor.

Evitar desvios de recursos, venda irregular de bens dos municípios e saques nas contas públicas são as principais preocupações do TCE e dos outros órgãos de controle externo, em relação aos prefeitos que estão encerrando os mandatos. Por isso, a corte de contas está bloqueando as contas e fazendo auditorias em municípios em todo o Estado. A prioridade são os municípios cujo prefeitos não foram reeleitos ou tiveram os candidatos que apoiavam derrotados pelos adversários, é o caso da maioria das prefeituras com as contas bloqueadas hoje.

Conselheiro do TCE Kennedy Barros
Na prática, o bloqueio das contas impede os atuais prefeitos de movimentarem as contas, fazer pagamentos e saques, descontar cheques e outras operações. Ou seja, o dinheiro que eventualmente entrar nas contas municipais, permanecem lá, protegidos. Das 54 prefeituras, sete estiveram contas desbloqueadas pelo próprio TCE para pagamento de servidor e fornecedores – Cocal de Telha, Pimenteiras, Demerval Lobão, Elizeu Martins, Luís Correia, Santa Filomena e Uruçuí. O TCE quer mais do que fazer auditorias e impedir os prefeitos de dilapidar o patrimônio dos municípios.

Há dez dias, Kennedy Barros foi à procuradora geral de Justiça do Estado, Zélia Saraiva de Lima, comunicar os saldos fictícios de recursos nas prefeituras. Ele solicitou à procuradora apoio dos promotores de Justiça do interior nas operações e auditorias nos municípios. “A ideia é que os promotores acompanhem os auditores do TCE nas visitas às prefeituras para que eles, promotores, constatem as fraudes e desvios e entrem com ações penais contra os prefeitos”, explica Kennedy.

As ações penais, observa ele, podem resultar inclusive na prisão dos prefeitos que comprovadamente desviaram recursos e mentiram nas informações repassadas ao Tribunal.

Veja outras informações na matéria abaixo!

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo) / Fonte: Diário do Povo

Nenhum comentário: