terça-feira, 18 de dezembro de 2012

TRISTE REALIDADE

Longo período de estiagem deixa rio Longá quase seco, em Caxingó
As últimas sequências de chuvas nos municípios da região norte ocorreram há quase seis meses. 

Há quase seis meses sem chover forte no município de Caxingó, na região norte de Piauí, os moradores estão tendo que conviver com os constantes cortes no fornecimento d’água. O longo período de estiagem está deixando o rio Longá, principal afluente de abastecimento da região, muito abaixo do nível. O manancial que chega a atingir 15 metros de profundidade está atualmente com cerca de 40 centímetros em alguns pontos.


Consequentemente, o abastecimento d’água da cidade que vem do rio fica impossível atender a população. Com isso a população vem sofrendo com os transtornos dos cortes no fornecimento de água. Sem falar que a qualidade da mesma está toda comprometida, uma vez que o tom barrento é visível. Por causa do problema, moradores estão tendo que comprar água de ambulantes que buscam em poços na zona rural do município. 

Segundo o nosso colaborador Genival Cardoso que realizou as fotos. No “Espraiado”, pontos turísticos da sede do município. Já é possível fazer a travessia o rio caminhando. Já na localidade Extrema na divisa com o povoado Vermelha no município de Caraúbas do Piauí, o rio está com uma ‘falha’ de cerca de 400 metros, sendo possível presenciar vários “redemuinhos” durante o dia num local onde deveria está a água do Longá. “As cenas são tristes”, diz o colaborador.

Durante a semana estaremos postando fotos dos locais citados e de outros pontos que estão secando.

Veja algumas fotos do rio Longá no município de Caxingó! 







Por: Frank Cardoso / Fotos: Genival Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: