segunda-feira, 30 de setembro de 2013

"HERANÇA"

Dívida deixada por ex-prefeita com Eletrobras pode deixar cidade sem iluminação pública
A ex-prefeita negociou e renegociou a dívida, mas durante á sua gestão não foi paga uma única parcela do acordo feito.

A cidade de Buriti dos Lopes pode sofrer nos próximos dias com um fato inusitado, sofrer um apagão em todas as suas ruas em decorrência de uma dívida deixada pela gestão da ex-prefeita Ivana Fortes no valor de mais de 4 milhões de reais junto a ELETROBRAS. A ex-prefeita negociou e renegociou a dívida, mas durante á sua gestão não foi paga uma única parcela do acordo feito. O estranho de tudo isso é que mesmo assim a população continuou pagando a contribuição para o custeio do serviço de iluminação pública – COSIP, no entanto, a dívida continuou crescendo.

O atual prefeito, Bernildo Val, vem tentando encontrar uma solução para o problema. Mas admite que a situação só se agrava com o aumento da dívida em decorrência da cobrança de juros, somado a esse problema a taxa paga pela população buritiense é a menor do Piauí, 8%, enquanto os demais municípios cobram entre 18 e 25%. Bernildo conta que vem pagando a conta deixada pela ex-prefeita e a atual, tudo para evitar que a população fique sem iluminação nas ruas, mas o que arrecada com as contribuições da população não dá para pagar a metade do que é consumido no mês.

Ele admite que encaminhou Projeto de Lei á Câmara Municipal aumentando o valor da contribuição para 18%, mas diz que se viu obrigado a fazer essa medida, e desabafa “Tem muita gente se fazendo de bonzinho, tentando tirar proveito eleitoreiro da situação, mas esses são do mesmo grupo que governava Buriti dos Lopes e que deixaram essa dívida e nunca se preocuparam em pagar, por que eles deixaram tudo isso acontecer? Onde estavam essas vereadoras quando a prefeita deixou de honrar o compromisso com a ELETROBRAS? Se não houvesse dívidas, não haveria aumento, na verdade eles são os culpados pelo aumento. Estou sendo obrigado a fazer isso, para que a população não sofra. E acrescenta: Estou isentando cerca de 700 famílias de baixa renda, na sua maioria, pessoas humildes, aposentados ou beneficiários do Bolsa Família do pagamento de iluminação pública, ou seja, os mais pobres vão ser todos beneficiados, por que eles não falam isso? Será que os humildes não merecem ser enxergados? Esse é um princípio de justiça, quem consome mais paga mais”, disse.    

Bernildo Val pretende melhorar o serviço de iluminação pública, para tanto é projeto seu, comprar um veículo exclusivo para a iluminação pública, onde o cidadão precisa apenas ligar e imediatamente o serviço será feito, a intenção é deixar todas as ruas e praças iluminadas garantindo conforto e segurança para a população. “Esse serviço já começou, mas não temos mais como arcar por que além da dívida deixada e o pagamento do consumo mensal, ainda temos que recompor lâmpadas, relés, foto sensor e braços e ainda custear a mão de obra e o dinheiro arrecadado não paga nem a metade do que é consumido”, informou Bernildo.

Por: Jota Pereira para o Portal Boca do Povo

Um comentário:

Larynne souza disse...

Eu me chamo larynne. Moro na rua zezita sampaio. Agora todos nos vamos ficar sem energia eletrica por causa da inrresponsabilidade de vereadores e ex- prefeita francamente agente paga energia todos os meses. Pra onde vai o dinheiro q damos por cada talao de 80 a 100 reais? Porque se faltar 2 taloes a ser pago ja vai cortado a energia. O q que ela fez nesses anos de prefeitas? Ata dividas para agoro todos nos pagar por ela. E muito descuido pra uma pessoa so?