sexta-feira, 27 de setembro de 2013

PENSANDO NO FUTURO!

Planície Litorânea elege prioridades para o Piauí 2050; Prefeito Bernildo Val participa do evento
No fórum, os participantes foram encorajados a indicar os setores importantes que podem alavancar o desenvolvimento do Estado.

O fórum "Piauí 2050 - o Futuro que a gente quer", realizado nesta quinta-feira (26) em Parnaíba, destacou o turismo, a educação, a infraestrutura, a Zona de Processamento de Exportações (ZPE), e as questões do meio ambiente como prioritárias para o desenvolvimento humano e econômico da Planície Litorânea. Com a presença do vice-governador Zé Filho, do secretário de Planejamento, Cezar Fortes, do prefeito de Parnaíba em exercício, Chagas Fontenele, prefeito de Buriti dos Lopes Bernildo Val, de Caraúbas Manoel Pacheco, de Ilha Grande Herbert Silva e setores representativos do território, o evento foi a primeira de uma série de atividades em que a população terá participação na elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável (PDES).

Secretário Estadual de Planejamento César Fortes foi um dos palestrantes 
Para o vice-governador, também presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), Zé Filho, o fórum reforça a participação do setor empresarial, industrial e popular, mostrando ainda a necessidade de ter um Plano como ferramenta não só para o desenvolvimento do Piauí, como também para tomada de decisões. “O PDES trará ao segmento econômico do Piauí um norte para os investimentos, tanto privado como público, definindo também suas políticas públicas. Era uma reivindicação nossa, que estamos conquistando”.

No fórum, os participantes foram encorajados a indicar os setores importantes que podem alavancar o desenvolvimento do Estado. Com uma visão de futuro, a sociedade local indicou turismo, educação, ZPEs, infraestrutura, Parceria Pública e Privada (PPP), saúde, segurança, valorização da cultura e meio ambiente.

Vice-governador Zé Filho falou da importância do fórum para o futuro dos piauienses
O secretário Cezar Fortes afirma que os segmentos apontados neste primeiro evento serão incorporados ao que já foram definidos no seminário realizado no início de setembro, em Teresina. “Começamos a definir o futuro que a gente quer, o Piauí que sonhamos para os próximos 50 anos, num diálogo contínuo com a sociedade. Já temos o resultado da Planície Litorânea, e agora vamos continuar nos demais territórios”. 

Além da apresentação do secretário Cezar Fortes, a consultoria contratada para elaborar o PDES, Diagonal, também apresentou os segmentos considerados prioritários para a formulação do Plano, enfatizando as potencialidades locais.

Prefeito de Buriti dos Lopes Bernildo Val participou do evento
Para o economista Alexandre Tinoco, essa audição reforça o sentimento de unidade dos piauienses. “Percebemos que há uma tendência unificada dos anseios e demandas dos piauienses”, afirma.


Edição e fotos: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo) / Fonte: Ccom

Nenhum comentário: