terça-feira, 10 de outubro de 2017

SEGURANÇA PÚBLICA

Audiência pública discutiu a insegurança no município de Buriti dos Lopes
Moradores; comerciantes; vereadores; prefeito municipal; estudantes; represente de banco; Polícias Federal, Civil e Militar; sindicalistas; Ministério Público; Conselho Tutelar; políticos; secretário de Segurança; dentre outros, compareceram ao evento.

Delegada Rafaela Bezerra usando da palavra.
Desde os primeiros meses desde ano que o problema da insegurança vem se intensificando em Buriti dos Lopes. São furtos, arrombamentos, assaltos, alastramento das drogas e até homicídios. Preocupado com a situação, o servidor público e ex-vereador do município, Sidney Furtado Pimpim, teve a iniciativa e levou sua preocupação e a ideia da realização de uma audiência pública ao Ministério Público e a Câmara Municipal, que foi prontamente atendida.

O servidor público Sidney Pimpim, foi ele quem teve a iniciativa da realização da audiência.
E nesta segunda-feira, dia 09, o clima de insegurança foi discutido em uma audiência pública realizada no prédio do SAAD. Moradores; comerciantes; vereadores; prefeito municipal; estudantes; represente de banco; Polícias Federal, Civil e Militar; sindicalistas; Ministério Público; Conselho Tutelar; políticos; secretário de Segurança; dentre outros, compareceram ao evento.

Dezenas de pessoas comparecem.
Durante a audiência, a representante do Ministério Público, promotora Dra. Francineide Silva explanou sobre as ações do MP na cidade e aproveitou para cobrar da Secretaria de Segurança que forneça condições para que os policiais possam desempenhar suas funções com dignidade e segurança.

Promotora Dra. Francineide Silva.
Outros que usaram da palavra também criticaram o baixo efetivo policial na cidade e pediram o aumento de policiais civis e militares.

O morador da cidade e ex-vereador Juscelino Val, que também já vítima da bandidagem.
Aberto o microfone aos moradores, praticamente todos que falaram, usaram o mesmo tom, apontando que os índices de criminalidade e de insegurança na cidade têm aumentado por conta do alastramento desenfreado das drogas, além de cobrarem mais ações da polícia, já que todos sabem onde estão as bocas de fumo, e mesmo assim, há mais de um ano que nenhuma operação policial no sentido de prender traficantes e apreender drogas é realizado em Buriti dos Lopes.

Sargento Vieira fazendo o uso da palavra.
Um dos mais aplaudidos no evento foi o ex-comandante do GPM de Buriti dos Lopes, sargento Vieira. O policial iniciou sua fala dizendo que não tem intenções de voltar a trabalhar no município, e agradeceu o carinho e a confiança dos moradores que são depositadas em seu trabalho. O sargento foi além, falou que o Primeiro Comando da Capital (PCC) já está presente na cidade e que é preciso uma ação imediata para não deixar que essa organização criminosa comece agir. Vieira lembrou que enquanto esteve à frente do GPM local, fechou 25 bocas de fumo e prendeu cerca de 170 bandidos na cidade, dentre eles, os chefes do tráfico de drogas.

Alguns dos participantes do evento.
Um dos últimos a falar foi o secretário estadual de Segurança, Fábio Abreu, que prometeu o retorno do sargento Vieira ao comando do GPM Buritiense, aumento do efetivo policial, aumento no repasse de verbas para combustível das viaturas, implantação do Projeto Sócio Educativo Pelotão Mirim, implantação de projetos de conscientização no trânsito, dentre outras melhorias.

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: