quarta-feira, 27 de outubro de 2021

SAÚDE PÚBLICA

Secretaria de Saúde de Cocal realiza caminhada em alusão ao Outubro Rosa

O câncer de mama está entre os tipos de doença que mais acometem mulheres em todo o mundo.

A Secretária Municipal de Saúde de Cocal, através da Prefeitura Municipal de Cocal, realizou nesta terça-feira (26), uma caminhada em alusão ao Outubro Rosa, mês de prevenção e conscientização ao câncer de mama e colo do útero.

SAIBA MAIS

Câncer de mama

O câncer de mama está entre os tipos de doença que mais acometem mulheres em todo o mundo e no Brasil – algo em torno de 25% do público feminino – perdendo apenas para o câncer de pele. Ele comumente costuma atingir mulheres a partir dos 35 anos de idade, tendo os seus riscos aumentados a partir dos 50 anos. Tocar o próprio corpo e reconhecer sinais de possíveis mudanças é uma importante ferramenta de empoderamento da mulher frente à própria saúde, mas não substitui a mamografia.

Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são:

  • Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor.
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.
  • Alterações no bico do peito (mamilo).
  • Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.
  • Saída espontânea de líquido dos mamilos.

Câncer de colo do útero

O câncer do colo do útero, também chamado de cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos (chamados oncogênicos) do Papiloma vírus Humano –  HPV. A infecção genital por este vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, podem ocorrer alterações celulares que poderão evoluir para o câncer.

Prevenção:

O exame preventivo ou Papanicolau deve ser realizado a fim de prevenir câncer de colo de útero. Segundo dados de 2013 do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de colo do útero provocou 11,51 óbitos a cada 100.000 mulheres. Como é um tipo de câncer que demora para se desenvolver, o objetivo do preventivo é detectar alterações precocemente para o tratamento.

O Papanicolau é realizado em todas as unidades básicas de saúde, pelo médico ou enfermeiro. Para realização do preventivo e esclarecimento de dúvidas, as mulheres devem procurar a UBS mais próxima de sua casa. Devem realizar o Papanicolau mulheres que têm ou tiveram alguma atividade sexual, especialmente as de 25 a 59 anos.

PREVENIR É UMA DAS MELHORES FORMAS DE LUTAR!

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Fonte: ASCOM

Nenhum comentário: