sexta-feira, 8 de outubro de 2021

CELEBRAÇÃO

Assistência Social organiza missa em homenagem ao Dia do Idoso em Buriti dos Lopes

A missa foi celebrada pelo padre Vicente Gregório na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios e contou com a presença do Grupo “Feliz na Melhor Idade” ligado ao SCFV. 

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Buriti dos Lopes, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) organizou na manhã dessa quinta-feira (07) uma missa em Ação de Graças em homenagem a terceira idade, por conta da celebração ao Dia do Idoso, comemorado em 1º de outubro. 

A missa foi celebrada pelo padre Vicente Gregório na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios e contou com a presença do Grupo “Feliz na Melhor Idade” ligado ao SCFV, além de um bom número de participantes.

Quem também marcou presença foi à primeira-dama e secretária municipal de Saúde, Luda Percy; secretária municipal de Assistência Social, Ana Lúcia Tavares; coordenadora do SCFV, Mônica Nunes; vereador Everton Azevedo; técnicos de referência, orientadores sociais, educadores físicos e colaboradores ligados a Secretaria.

A coordenação da Secretaria de Assistência Social aproveitou a oportunidade para agradecer a todos pela participação e a todos que de uma forma ou outra colaboraram com a celebração.

DIA DO IDOSO

No 1º dia do mês de outubro celebra-se o Dia do Idoso no Brasil. Até 2006, o Dia do Idoso era comemorado no dia 27 de setembro. Isso porque, em 1999, a Comissão pela Educação, do Senado Federal, havia instituído tal data para a reflexão sobre a situação do idoso na sociedade, ou seja, a realidade do idoso em questões ligadas à saúde, convívio familiar, abandono, sexualidade, aposentadoria etc.

No dia 1º de outubro de 2003, porém, foi aprovada a Lei nº 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso. Pelo fato de o Estatuto ter sido instituído em 1º de Outubro, em 2006 foi criada outra lei (a Lei nº 11.433, de 28 de Dezembro de 2006) para transferir o Dia do Idoso para 1º de outubro. Vale salientar que desde 1994, com a Lei nº 8.842, o Estado brasileiro já havia inserido a figura do idoso no âmbito da política nacional, dado que essa lei criava o Conselho Nacional do Idoso.





Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Imagens de Helton Alípio (ASCOM)

Nenhum comentário: