domingo, 7 de abril de 2013

FALOU DO HOSPITAL ‘FECHADO’ DE BURITI DOS LOPES

"Alguns são um verdadeiro desastre", declara secretário Ernani Maia sobre hospitais municipalizados
O secretário de Saúde do Piauí, Ernani Maia, tem visitado os hospitais do interior do estado e em entrevista ao Portal GP1 falou sobre as visitas e o que tem constatado.

O secretário de Saúde do Piauí, Ernani Maia, tem visitado os hospitais do interior do estado. Em entrevista ao Portal GP1, o secretário falou sobre as visitas e o que tem constatado. Ernani Maia citou o hospital ‘fechado’ de Buriti dos Lopes, onde esteve recentemente visitando o prédio ao lado do prefeito Bernildo Val. Naquela ocasião, o secretário chegou a garantir ao prefeito que nos próximos meses o hospital buritiense que foi fechado na gestão passada será reaberto.

"A primeira fase de visita nesses dois anos foram nos hospitais do estado. Nós constatamos que foram municipalizados 56 hospitais, que estão sob a responsabilidade do município, gestão e gerência, o município é totalmente responsável por esses hospitais, o Estado passa recursos do tesouro para eles, também tem recursos humanos do estado que trabalham nele, mas a gerência e gestão são de responsabilidade do município, do prefeito, do secretário de saúde", disse o secretário.

Secretário de Saúde Ernani Maia e o prefeito Bernildo visitando o hospital 'fechado'
Ernani disse que em 30 dias conclui as visitas: "Nós estamos concluindo, acho que em 30 dias, a visita a todos esses hospitais, por que nós vamos ter que fazer um trabalho de recuperação. Os prefeitos que quiserem continuar com o hospital, o Estado vai dar condições de redimensionamento, inclusive com reformas, equipamentos e recursos para custeio. A gente vê casos que o hospital que foi municipalizado funciona bem, mas infelizmente não é a maioria, a maioria não funciona como deveria, então se uns funcionam bem por que os outros não funcionam? Então, é problema de gestão, definitivamente, não tenho dúvidas e que o Estado está "partindo pra cima" pra resolver".

Recentemente o hospital de Demerval Lobão que foi municipalizado foi fechado por falta de estrutura: "O hospital de Demerval Lobão foi um dos casos mais graves, nós tivemos que retomar o hospital, o Estado retomou. Hoje, lá tem uma nova diretora interventora para recuperar o hospital, o hospital lá fechou, assim como em Buriti dos Lopes, que fechou totalmente, chegou ao ponto da gestão ser tão grave que fechou, mas, nós estamos fazendo uma reforma lá". 

"Mas, a gente visita também outros que foram municipalizados e funcionam de forma plena, a população satisfeita, um exemplo são os hospitais de Castelo do Piauí, Piracuruca, Água Branca, São João da Serra, Beneditinos. Por que esses funcionam bem e os outros não? Alguns são um verdadeiro desastre, que até a gente se sente mal quando visita. Estamos terminando as visitas e logo que tiver pronto, vamos apresentar para o governador para saber como é que vai fazer em relação a tudo isso, reforma, equipamento, custeio, pessoal", relatou.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo) / Fonte: Wanessa Gomes, do GP1 

Um comentário:

Antonio cunha disse...

Chamar os concursados do heda ele não quer né.Quando ele esteve aqui em parnaíba ao lado da dep. Juliana ouviram poucas e boas do povo que prestaram o concurso e até hj nada.