quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

É NOTÍCIA

Filhote de peixe-boi com 1,89 metros é encontrado morto no litoral do Piauí
Segundo biólogos, foram encontrados no estômago do filhote fios de seda. O animal foi encontrado por pescadores em estado de decomposição.

Filhote de peixe-boi marinho foi achado em Barra Grande no Piauí (Foto: Biomade)
Pescadores encontraram um filhote de peixe-boi marinho morto na praia de Barra Grande, município de Cajueiro da Praia, Litoral do Piauí. Técnicos do projeto Biomade e Manati/Aquasis foram acionados e revelaram que no estômago do filhote havia fios de seda, material utilizado para confeccionar cordas de embarcações. O animal que possui 1,89 metros de comprimento é do sexo feminino e foi resgatado já em alto estado de decomposição.

Filhote é do sexo feminino e possui 1.89 metros
(Foto: Projeto Biomade patrocínio Petrobras)
De acordo com Edlanye Mendes, coordenadora de campo do projeto Biomade, os fios de seda foram encontrados após necropsia.  Edlanye Mendes disse ainda que não é comum encontrar peixe-boi no Litoral do Piauí. Segundo ela, o último registro deste tipo de encalhe aconteceu em 2005.

“No Brasil há apenas 500 peixes-boi. Um estudo mostrou que existem na área do litoral piauiense apenas 16 animais. Isso porque o habitat natural deles está mudando. A maioria dos casos de encalhe acontecem com filhotes porque as mães precisam procurar alimentação e eles não conseguem acompanhá-las neste trajeto. Como os filhotes de peixes-boi são muito pequenos, eles não têm condições de se alimentar sozinhos e ficam fracos, logo são facilmente jogados para a praia pela maré alta”, explicou.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: G1-PI

Nenhum comentário: