quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

SAÚDE PÚBLICA

Vacinação contra HPV começa dia 10 de março no município de Buriti dos Lopes
Em Buriti dos Lopes, a vacina será ministrada nas escolas, entre municipais e estaduais, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A imunização será realizada até 10 de abril.

A partir de 10 de março, o Sistema Único de Saúde (SUS) vai começar a vacinar todas as meninas na faixa etária entre 11 e 13 anos, contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), em escolas públicas e privadas de todo o país. Em Buriti dos Lopes, a vacina será ministrada nas escolas, entre municipais e estaduais, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A imunização será realizada até 10 de abril.

A Secretaria de Saúde de Buriti dos Lopes juntamente com as escolas farão um levantamento do número de adolescentes por unidade de ensino, onde os pais serão informados sobre a campanha, solicitando a eles autorização para vacinar as filhas. As adolescentes deverão tomar três doses para ficarem com o esquema completo e, portanto imunizadas.

O vírus do HPV é sexualmente transmissível e está relacionado a 90% dos casos de câncer de colo de útero, o terceiro que mais atinge as mulheres brasileiras. O HPV também pode provocar o surgimento de verrugas genitais.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina será realizada em dois momentos nas escolas: em março (1ª dose) e em setembro (2ª dose). A terceira dose será ministrada somente após cinco anos (60 meses). No dia agendado para vacinar na escola é necessário que a adolescente apresente a caderneta de vacinação ou um documento de identificação.

Fonte: Ascom da Sec. de Saúde-BL
Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: