quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

AGRICULTURA

Secretária de Agricultura de Buriti dos Lopes busca parceria com EMBRAPA e SEMAR
Para Clara Elisa, experiências como essa incentivam a agricultura familiar e será adotada pelo Município que terá sua unidade de demonstração.

A Secretária de Desenvolvimento do Setor Primário, Turismo e Meio Ambiente (conhecida Secretaria de Agricultura), Clara Elisa de Sousa Furtado, na semana passada,  realizou visitas aos órgãos ligados a sua pasta na região.

A iniciativa busca envolver o município de Buriti dos Lopes nas relações regionais de desenvolvimento e inovações tecnológicas, bem como estabelecer as competências e abrangência do funcionamento da Secretaria.

Alcione (estudante de Biologia), Clara Elisa (Secretária Municipal), Sidney (técnico em saneamento ambiental), Dr. Hironi (Coordenador da Embrapa), Valdemir (técnico da Embrapa), Lucivânia (cursando especialização), horta, tanques criatórios.
A visita a EMBRAPA foi de grande importância, pois é um órgão direcionado para pesquisa tecnológica em agricultura, aqüicultura e pecuária, sendo recebida pelo coordenador regional Dr. Hironi e o técnico do setor de aqüicultura Valdemir. Segundo Clara Elisa, é um parceiro que se disponibilizou a ajudar os empreendedores do setor em Buriti dos Lopes, através de palestras e treinamentos, bem como em dar apoio a projetos de sustentabilidade. Exemplo disso é o conhecido “Sisteminha”, composto de tanque(s) para criatório de peixe, confeccionado com matéria prima local de baixo custo, tipo papelão, plástico e madeira, com capacidade até para 150 peixes. A essa atividade associasse um sistema de canteiros para cultivo de hortaliças e leguminosas, tais como: alface, couve, pimenta, cebolinha, coentro, milho, etc. Para Clara Elisa, experiências como essa incentivam a agricultura familiar e será adotada pelo Município que terá sua unidade de demonstração.


A Secretária, também, agendou reunião envolvendo o secretário municipal de Meio Ambiente de Parnaíba, Dr. Carlos Eduardo, e o Diretor Regional da SEMAR em Parnaíba, Dr. Daniel. Na oportunidade discutiram-se as competências das Secretarias e órgãos com funções afins, estabelecendo-se a perspectivas de futuras parcerias na região, através de ações conjuntas de fiscalização, treinamento e capacitação. Na semana anterior, realizou-se visita ao IBAMA com o mesmo propósito. As recentes ações desenvolvidas pela Secretaria de Agricultura em busca de parceria e funcionalidade fazem parte da nova dinâmica proposta pelo prefeito Bernildo Val, que reconhece as dificuldades, mas que assumiu compromisso de fortalecer o setor.

Dr. Carlos Eduardo (Secretário de Meio Ambiente PHB), Sidney (Técnico), Dr. Daniel (Semar Regional), Clara Elisa (Secretária).


Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo) / Fonte: Ascom – SA

Nenhum comentário: