segunda-feira, 25 de agosto de 2014

POLÍTICA

De Olho na Política: Todo poder às mulheres
O vento continua soprando a favor de Marina Silva, que abriu ainda mais a vantagem sobre Aécio Neves no primeiro turno e já se aproxima de Dilma Rousseff.

Rio - Há grande expectativa em relação às pesquisas de opinião que serão divulgadas esta semana. Pelas informações que correm nos comitês de campanha, o vento continua soprando a favor de Marina Silva, que abriu ainda mais a vantagem sobre Aécio Neves no primeiro turno e já se aproxima de Dilma Rousseff.

Marina Silva já se aproxima de Dilma Rousseff nas pesquisas eleitorais
As simulações do segundo turno, ao que se comenta, vão confirmar a pesquisa do Datafolha, com a candidata do PSB à frente da presidenta. Embora reconheçam que o momento é desfavorável, os tucanos fazem o possível para manter o ânimo. Acreditam que será possível virar o jogo nos quarenta dias que faltam até a eleição. No PT, o ambiente também mudou. Tudo que Dilma não quer é enfrentar Marina num segundo turno. Ela e seus principais conselheiros sabem que a ex-ministra tem carisma e votos. É uma adversária temível.

Políticos costumam dizer que as pesquisas de intenção de votos são meros retratos de um momento. O que importa é a voz das urnas. É verdade, mas não chega a ser uma verdade absoluta. Os principais institutos, como Ibope e Datafolha, aperfeiçoaram a metodologia e hoje trabalham com margem de erro pequena. A cada eleição, aumenta o grau de acerto e, quando há erros, são explicados pelo alto número de indecisão na véspera do pleito ou por movimentos abruptos dos candidatos. Mas há muito tempo não há notícia de equívocos graves, como ocorria no passado.


Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: OCTÁVIO COSTA (O Dia)

Nenhum comentário: