sexta-feira, 20 de setembro de 2019

RAPIDINHAS


Clima acirrado I
O Facebook em Buriti dos Lopes virou palco de discussões e inimizades por causa de opiniões políticas. Isso mesmo, não é de hoje que o Facebook é palco para várias discussões envolvendo eleitores do município e até mesmo com pessoas que nem moram na cidade. Nas últimas semanas o clima tem acirrado ainda mais, e tende a piorar com as proximidades do ano eleitoral vindouro.

Clima acirrado II
A rede social tem sido palco de denúncias e acusações por ambos os lados político do município. Muitas das vezes, denúncias infundadas que são postadas somente com o intuito de ganhar cliques e espalhar fofocas na tentativa de confundir o eleitor buritiense. Principalmente com o lado opositor que tem virado ultimamente uma rede de fake news contra a atual gestão.

Desnorteada I
Desorganizada e vivendo de um factoide atrás do outro, assim vive a oposição de Buriti dos Lopes, principalmente no Facebook. Alguns líderes opositores derrotados nas eleições municipais e estaduais (dentro do município), ainda inconformados e desnorteados, vivem de factoides, e principalmente de muitas mentiras para sobreviver ou tentar abocanhar alguns populares para o grupo, já que a debandada tem sido grande nos últimos meses.

Desnorteada II
A outra meia dúzia de “jacarés pingados” que é ‘alimentada’ pelos derrotados com historinhas que não tem fundamentos, já vem caindo no descrédito, porém, não sabem fazer outra coisa, a não ser o mal pra si mesmo, pois não possuem competência necessária para angariar eleitores sem suas mentiras contra a atual gestão, vivem sonhando que voltarão a mamar nas tetas do palácio da cidade.

Mário Fofoca
Outra tática da oposição é mandar um dos motoristas da prefeitura (ligado a eles, que aonde chega é descendo a lenha na gestão e no prefeito), espalhar conversas sem fundamento. O homem chega nos lugares tão agitado que as vezes chega a perder o fôlego e a fala. Ele já foi batizado de “Mário Fofoca”, e amigos estão preocupados, já que o mesmo corre um sério risco de enfartar se perder a eleição novamente.

Engole o choro
Não adianta criar personagens de tubarão, crocodilo, cascavel, caninana... ou mesmo estrebuchar, espernear, se lamentar, mentir, “chorar lagrimas de jacaré”, essa não é a solução… Respeito e a verdade são o caminho!

Sem estresse
Mas, vacinado contra as artimanhas traiçoeiras dos opositores, ignorar está sendo o melhor remédio do prefeito municipal de Buriti dos Lopes, Junior Percy que vem respondendo aos ataques infundados diários com muito trabalho e prepara um leque de inaugurações, ações, serviços e início de obras para os próximos meses. A forma de agir e de administrar do atual gestor tem deixado cada vez mais alguns opositores sem sono.

Repercussão
A notícia que agitou a semana foi publicada pelo jornalista Gil Sobreira, do portal GP1 de Teresina, relacionada à reprovação das contas do ex-prefeito Bernildo Val. Imediatamente a notícia ganhou as redes sociais e foi compartilhada por centenas de internautas.

Contas reprovadas
Segundo a matéria, a Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado do Piauí julgou irregulares, por unanimidade, as contas do ex-prefeito de Buriti dos Lopes, Bernildo Duarte Val, referentes ao exercício de 2016. A decisão seguiu o parecer do Ministério Público de Contas (MPC). O processo teve como relator o conselheiro-substituto Jackson Nobres Veras. 

Irregularidades
Ainda segundo a matéria, dentre as irregularidades apontadas, destacam-se despesas que somaram R$ 1.013.394,12 (um milhão, treze mil e trezentos e noventa e quatro reais e doze centavos) realizadas sem licitação em afronta a Lei nº 8.666/93 e a nomeação de candidatos em concurso público quando o município estaria com os gastos de pessoal em 54,06%, ou seja, já em limite prudencial, e estando o gestor nos últimos 180 dias de mandato.

Vem para a Câmara
O jornalista informa ainda que o parecer prévio do TCE/PI será encaminhado para a Câmara Municipal de Buriti dos Lopes para que seja posto em votação. Para que o parecer seja rejeitado é necessário pelo menos 2/3 dos vereadores, ou seja, 8 dos 11 parlamentares, votem contra ele. Caso este número não seja atingido, ele é aprovado.

Poderá ficar inelegível
Por fim, Gil Sobreira faz um alerta, segundo o jornalista, caso o parecer seja confirmado pela Câmara, o ex-prefeito Bernildo Val ficará a partir daquela data inelegível por 8 (oito) anos – o prazo não é cumulativo, ou seja, o parecer aprovado por último é aquele que determina o prazo de inelegibilidade em vigor.

Cocal dos Alves I
O prefeito de Cocal dos Alves, Osmar Vieira (PT) obteve 63,33% de intenção de voto em pesquisa estimulada realizada pelo Instituto Credibilidade. Pré-candidato à reeleição no município, ele aparece bem à frente do segundo colocado, o ex-prefeito e também pré-candidato Antônio Lima de Brito, conhecido como "Silvestre", que somou 10%. Já o vereador professor Edmilson (PDT), também pré-candidato a prefeito, somou apenas 6,33%. Os que não souberam ou não quiseram opinar foram 20,33%.

Cocal dos Alves II
Já avaliação da gestão, o Credibilidade mediu ainda a aprovação do prefeito. Dos entrevistados, 74% disseram aprovar a administração do petista. Os que desaprovam são 18,67%. Os restantes 7,33% não souberam ou não quiseram opinar. O levantamento do Credibilidade foi realizado nos dias 13 e 14 de setembro, ouvindo 300 eleitores das zonas Urbana e Rural. Tem margem de erro de 5,5% e nível de confiança de 95%.

Denúncia
Uma denúncia chegou até a redação do blog dando conta que um vereador de uma cidade ‘filha’ de Buriti dos Lopes recebeu de uma parlamentar verbas para construção de um poço numa comunidade de seu município, mas, o edil mandou perfurar o dito poço no terreno de sua residência. Os moradores estão revoltados com tal feito e prometem levar o caso ao Ministério Público.

Cocal
A chefe de gabinete Fabrícia Vieira e possível pré-candidata a prefeita da cidade de Cocal tem intensificado suas andanças por todo o município. No último final de semana, Fabrícia foi vista ao lado do prefeito Rubens Vieira, do vice-prefeito Nonatinho e de vereadores visitando diversos povoados que estão sendo contemplados com obras pela atual gestão. 



Voltamos!
Estamos de volta com nossas RAPIDINHAS. Continuamos de olho em tudo que acontece em Buriti dos Lopes, cidades vizinhas e na internet. Continue acessando as novidades do blog e aguarde em breve a estreia das FUTUCADAS, a mais nova coluna do Boca do Povo.

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: