quarta-feira, 25 de setembro de 2019

BUSCA E APREENSÃO

Polícia Federal e CGU realizam operação no Palácio de Karnak, sede do Governo do PI
Essa ação é uma extensão da “Operação Topique”, que apura fraude na contratação de empresas de transporte escolar.

A Polícia Federal deflagrou, nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (25/09), a “Operação Satélites” para cumprir mandados de busca e apreensão no Palácio de Karnak, sede do Governo do Estado do Piauí. Essa ação é uma extensão da “Operação Topique”, que apura fraude na contratação de empresas de transporte escolar.

Pelos menos duas equipes da PF e da Controladoria Geral da União chegaram ao local para recolher documentos que possam ajudar na investigação da Operação Topic.



Uma fonte informou ao OitoMeia que os agentes também cumprem mandados de busca e apreensão nas Secretarias de Infraestrutura e de Educação, no Centro Administrativo.

A PF investiga os crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro, organização criminosa e crimes de licitação praticados por gestores públicos da Secretaria de Educação do Estado do Piauí (Seduc) e por empresários contratados para prestação de serviço de transporte escolar.

Cerca de 80 Policiais Federais e 10 auditores da CGU dão cumprimento a 19 mandados de busca e apreensão, sendo 18 em Teresina e um em Luís Correia, expedidos pela 3ª Vara da Seção Judiciária Federal em Teresina. Também foi determinado o bloqueio de bens imóveis e de ativos financeiros dos principais envolvidos.

OPERAÇÃO TOPIQUE

Segundo as investigações, empresários do setor de locação de veículos e agentes públicos atuam em conluio para fraudar licitações e celebrar contratos de transporte escolar com sobrepreço. Os serviços são prestados com superfaturamento mínimo de 40%, causando prejuízo a recursos do Fundeb e do Programa Nacional de Transporte Escolar – PNATE. Somente nos contratos celebrados a partir de dois processos licitatórios fraudados, cálculos da CGU demonstram o desvio de pelo menos R$ 50 milhões.

Os inquéritos policiais instaurados a partir dos documentos apreendidos na primeira fase da operação Topique revelam ainda o pagamento de vantagens indevidas a servidores públicos lotados em cargos estratégicos da Seduc. De acordo com as investigações, o pagamento de propinas ocorre pela entrega de valores em espécie e pela transferência gratuita de veículos e imóveis. Enquanto muitos estudantes são transportados em condições precárias, os envolvidos ostentam bens móveis e imóveis de luxo.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: oitomeia.com

Nenhum comentário: