sábado, 28 de setembro de 2019

ALERTA

Manchas que óleo são encontradas na Praia do Arrombado, litoral do Piauí 
O óleo recolhido deve ser destinado para análise corretamente, não sendo recomendado misturá-lo com o resíduo comum.

As manchas de óleo que apareceram em várias praias do Nordeste também foram encontradas no litoral piauiense, bem como na Ilha dos Poldros, no município de Araioses-MA, situada na região da Área de Proteção Ambiental do Delta do Rio Parnaíba. O óleo foi também registrado pelo Instituto Tartarugas do Delta na Praia do Arrombado, em Luís Correia-PI.


A Capitania dos Portos do Piauí disse em comunicado à imprensa que auxiliou com embarcações os trabalhos de coleta do óleo na Ilha dos Poldros. Na ocasião, foram coletadas amostras do óleo localizado na areia, posteriormente enviadas para análise no Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, localizado em Arraial do Cabo-Rio de Janeiro.


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) informou que desde o dia 02 de setembro a situação está em investigação. O órgão afirma que o petróleo que está poluindo todas as praias é o mesmo. Contudo, a sua origem ainda não foi identificada. Em análise feita pela Petrobras, a empresa informou que o óleo encontrado não é produzido pelo Brasil.



O alerta é para que banhistas e pescadores evitem contato com o material. A orientação do IBAMA é que caso seja identificado produto no mar, nas praias ou em animais, deve-se acionar imediatamente os órgãos de controle ambiental. O óleo recolhido deve ser destinado para análise corretamente, não sendo recomendado misturá-lo com o resíduo comum.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: Portal Costa Norte

Nenhum comentário: