sexta-feira, 22 de novembro de 2019

RAPIDINHAS


Voltamos
E para desespero do incomodado lá, voltamos hoje com nossas RAPIDINHAS para nossos leitores de Buriti dos Lopes de outros municípios, que acessam o blog Portal Boca do Povo, para se inteirar das últimas da nossa política e outros fatos. Fato ou boato? Saberemos dia após dia na medida em que o cenário vai se desenhando. Agora se deleite com as nossas rapidinhas, que eles adoravam tanto e que hoje...(risos) odeiam!

Não aceita a realidade
Pelo jeito a oposição de Buriti dos Lopes não aceitou o resultado das pesquisas de intenções de votos para prefeito no município nos últimos meses. Tentando desmerecer os números e deixar seus seguidores animados, os líderes insistem em dizer que os dados são falsos. Mas, ao mesmo tempo não tem coragem de mostrar os números verdadeiros para eles. 

Virou fotografo?
Com uma atuação pífia no legislativo buritiense e com sérios riscos de ter seu nome reprovado nas urnas nas eleições do ano que vem, o vereador Bené Ibiapina tenta se virar nos 30 para tentar ludibriar o eleitor do município mais uma vez. O parlamentar segundo nos foi repassado anda agora com uma câmera fotográfica a tira cola e já está sendo apelidado de “Bené Cine Foto”. O que será que ele anda fotografando?

Expectativa
A verba de uma importante obra está prestes a ser liberada para o município de Buriti dos Lopes. Em conversas com alguns políticos da cidade, eles são unânimes em dizer que se a obra sair do papel será o tiro de misericórdia na oposição buritiense. “Pode é espernear”, disse um deles.

Desistiu?
Um nome que vinha sendo especulado como pré-candidato a vereador pela oposição buritiense no povoado Barra do Longá, parece ter desistido de vez da ideia. Uma fonte nos informou que o rapaz teve acesso á uma das recentes pesquisas realizadas em Buriti dos Lopes e desistiu da ideia. Ele teria comentado: “vou entrar nada, isso aí é barca furada”.

O povo aplaude, a oposição critica
As casas populares do Residencial Curva do Buriti I estão prestes a se tornar realidade. Muitas pessoas que foram aprovadas através de critérios exigidos pelo programa usaram as redes sociais para comemorar a realização do sonho da casa própria. Enquanto isso, a “oposição água de salsicha” usa a internet para criticar o processo de escolha. Ninguém ficou surpreso com as críticas, já que não sabem fazer outra coisa.

Cocal I
À frente de uma das gestões mais aprovadas do Estado do Piauí, o prefeito Rubens Vieira, da cidade de Cocal, tem sido alvo constante de ataques de oposicionistas, responsáveis pelas administrações desastrosas que aconteceram naquele município no passado. Esses opositores que hoje tentam voltar ao poder de qualquer maneira, não aceitam as benfeitorias públicas entregues à população cocalense e o sucesso eleitoral dos candidatos ao Legislativo e Executivo Estadual apoiados pelo prefeito nas eleições passadas.

Cocal II
Eleito democraticamente nas urnas, o prefeito permanece com apoio e legitimidade da população em razão da sua gestão de excelência, preocupado com os problemas de Cocal e concentrado na melhoria de vida dos cocalenses, Rubens Vieira, continua com os pés no chão e tocando sua administração colocando sempre o povo em primeiro lugar. Fato que tem deixado alguns oposicionistas revoltados, já que alguns membros dessa oposição que representa as “velhas raposas” só pensam em seu bem-estar e em se locupletar as custa do erário público.

Cocal III
Falando em oposição, já que a pré-candidatura do médico oposicionista de Cocal, que diz representar o novo, mas anda de tira colo com as “raposas da velha política cocalense”, não decola na cidade. Eles agora resolveram buscar apoio externo; de políticos de cidades vizinhas que nunca conseguiram se eleger em seus municípios e postar fotos nas redes sociais dizendo que estão ganhando apoio. Ora mais, se não votam no município e nunca fizeram nada para melhorar a vida da população de Cocal, em que mesmo esses cidadãos vão contribuir? Será que sejam outros interesses? Estamos de olho!

Vergonha
No Piauí, como nas últimas décadas, não pode chover, que milhares de residências ficam sem energia. A Equatorial até agora não tem diferença das antecessoras, exceto pelas taxas que só aumentam. A empresa gosta mesmo é de cortar o fornecimento de energia dos cidadãos. Isso sim!

Murici dos Portelas I
Em conversa com o blog Boca do Povo no último domingo (17) o vice-prefeito de Murici dos Portelas, Neto Escórcio, nos informou que continua fiel ao grupo do prefeito Ricardo Sales e que não existe até o momento nenhuma conversa com grupos oposicionistas visando às eleições municipais do ano que vem. Neto nos relatou também que espera que a fidelidade seja mantida por ambos e que está pronto para trabalhar para a base governista e que seu nome seja mantido na chapa majoritária.

Murici dos Portelas II
Indagado por esse blogueiro, em caso de ficar de fora da chapa majoritária, o vice-prefeito Neto Escórcio nos informou que será um caso a se pensar, mas, que dificilmente continua no grupo se isso acontecer. Vale lembrar que Neto já foi prefeito por dois mandatos em Murici dos Portelas e seu filho é vereador pela base governista. Neto ainda é um nome forte dentro do município e tem um grande leque de seguidores e admiradores naquela região.

Bom Princípio do Piauí I
Vivendo um caos administrativo, o município de Bom Princípio do Piauí tem passado por maus bocados nos últimos anos. Com um segundo mandato desastroso e com sua aprovação popular em baixa, o prefeito Apolinário Costa corre um sério risco de não eleger seu sucessor. Os últimos levantamentos feitos por lá, apontam para a baixa aceitação de seu possível pré-candidato. Um fato que tem revoltado os moradores da cidade é que quando aparece alguém para denunciar os desmandos da gestão, logo alguns membros do grupo governista começam a atacar quem se atreva a denunciar, espalhando fake news e outras coisas do tipo. Pelo jeito, Apolinário quer governar com “mão de ferro”.

Bom Princípio do Piauí II
E para piorar a situação, nesta semana a Secretaria do Tesouro Nacional efetuou o bloqueio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de Bom Princípio, o que deixou muitos servidores de orelha em pé e a população envergonhada com a notícia que tomou as páginas dos principais portais e jornais do Piauí. Segundo o Tesouro, a causa do bloqueio, na maioria dos casos, são débitos por inadimplência no Regime Geral de Previdência Social (RGPS), ou por inadimplência do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), na Receita Federal do Brasil.

Planície Litorânea
Um município aqui da nossa região está na mira dos investigadores da Operação Topique. Aquela mesma operação que o telejornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo, exibiu na edição do dia 11 de novembro uma reportagem que mostrou detalhes dos golpes praticados contra a educação do Piauí e trouxe à tona uma constatação criminosa: Depois que os gestores, servidores e empresários saquearam os recursos do transporte escolar, ainda na época em que a deputada Rejane Dias (PT) foi secretária de Educação, os alunos piauienses nunca mais tiveram a questão do deslocamento regularizada. A Polícia Federal continua com as investigações que, ao que tudo indica, levará muita gente a cadeia. Mas enquanto isso não acontece, os únicos condenados são os alunos.

Reforma
O Senado Federal concluiu na terça-feira (19) a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permite a inclusão de estados e municípios nas regras da reforma da Previdência, a chamada PEC paralela. A economia esperada com a proposta é de cerca de R$ 350 bilhões em 10 anos. A PEC teve o 2º turno finalizado na mesma noite por um acordo entre os senadores por 53 a 7. De acordo com a PEC aprovada, os entes federativos poderão adotar integralmente a proposta por meio de ordinária e podem rever a decisão por meio de projeto de lei, a menos que isso seja feito a 180 dias do fim do mandato do governante. Caso o município não aprove as novas regras, ele terá de adotar o Estado o qual pertence tenha aderido ao sistema da União.

Queimado
A maré não está boa para o secretário de Saúde Florentino Neto. As críticas a seu trabalho vem tanto de políticos de oposição quanto de situação. Agora, começa a circular em grupos de mensagens e demais redes sociais um post que retrata essa fase um tanto quanto difícil do secretário. Na imagem o destaque é para o auxiliar de W. Dias, em torno dele está os deputados Evaldo Gomes e Dr. Hélio, ambos da base, mas que volta e meia soltam que Florentino é um ‘secretário fraco’, além deles, também aparece a deputada Teresa Britto e o vereador Ítalo Barros, que propôs uma moção de repúdio ao gestor da Saúde. Logo mais abaixo, estão dispostas fotos de personagens de um seriado de sucesso no Brasil e no mundo, intitulado ‘Todo mundo odeia o Chris’, fazendo referência ao atual momento do secretário. Resumindo: ‘Todo mundo odeia o Florentino’. (Coluna do Silas Freire)



Continue aqui...
Continuamos de olho em tudo que acontece em Buriti dos Lopes, cidades vizinhas e na internet. Continue acessando as novidades do blog...

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: