sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

RAPIDINHAS


Voltamos!
Fala leitores. Voltamos com o quadro que movimenta o cenário político da nossa região, sempre com notícias quentinhas e é claro, a cobertura do cenário buritiense. É ano de eleições municipais e conteúdo é que não vai faltar para nossos milhares de leitores dos municípios da planície litorânea. É hora de ficar bem informado!

Grupão
Devido ao grande trabalho que vem exercendo a frente da Prefeitura de Buriti dos Lopes e seu grande poder de articulação política, o prefeito Júnior Percy deverá ir para a reeleição neste ano com o maior grupo político já formado na história buritiense. Além da maioria de vereadores, Júnior conta o apoio de ex-prefeitos e ex-vice-prefeitos do município.

8 vereadores
Para se ter uma ideia da tamanha força do grupo de Junior Percy, hoje ele conta com o apoio de nada mais do 8 dos 11 vereadores do município. Fazem parte da ala governista a presidente da Câmara Municipal Jaqueline Brito, os vereadores Dedé, Dandim, Roberto da Coroa, Antônio de Pádua, Jefferson Chaves e Sancho Escórcio, além da vereadora Elcira Castelo Branco.

3 ex-prefeito(a)s
O poderio político do grupo ganha mais força ao somar com o apoio da ex-prefeita Ivana Fortes e dos ex-prefeitos Toinho Tavares e João da Cruz de Sousa. O trio que já governou Buriti dos Lopes por bastante tempo deverá seguir na ala governista e apoiar a reeleição do prefeito Junior Percy.

Outras forças
Outras forças políticas que tem história no município de Buriti dos Lopes também estão alinhadas com Junior Percy. Dentre eles, os ex-vice-prefeitos Pieca e seu filho Bruno Pieca, além de filhos dos ex-prefeitos Guilherme Portela e Dr. Joaquim Narciso. Formando assim, uma grande base de sustentação do prefeito.

Apoio importante
Todas essas forças juntas representam um fortíssimo apoio para reconduzir Junior Percy ao Palácio Municipal, deixando a oposição com poucos nomes para montar um grupo competitivo para as eleições vindouras.

Mantém aliados
Junior Percy, ganha ainda mais vantagem na corrida eleitoral por não ter perdido vereadores e nem seus principais suplentes para a oposição, o prefeito vem sabendo dialogar com todos e mantém sua base sólida. Já os oposicionistas, perderam dois vereadores importantes e outros suplentes para o grupo de situação, enfraquecendo ainda mais o que já era fraco.

Reuniões
Desde o ano passado que o grupo simpatizante ao ex-prefeito Bernildo Val se movimenta visando às eleições deste ano em Buriti dos Lopes. Segundo informações repassadas ao blog, vários assuntos são tratados nos encontros, principalmente o nome para compor chapa com o ex-gestor. A maioria das reuniões tem sido realizada na residência da ex-secretária de Educação da gestão de Bernildo.

Cocal
Preocupado com o crescimento do vice-prefeito Nonatinho do Sindicato, como pré-candidato a sucessão de Rubens Vieira em Cocal, a oposição resolveu adotar a tática de pegar carona em eventos que o grupo político do prefeito se faz presente. O pré-candidato oposicionista está igual aos famosos “papagaio de pirata”, o negócio é sair nas fotos. Nem que seja forçado.

Bom Princípio do Piauí
O ex-prefeito Zé Filho que já administrou o município de Bom Princípio do Piauí deverá disputar mais uma vez as eleições municipais. Segundo informações repassadas ao blog, à oposição poderá se unir em torno do nome do ex-prefeito para derrubar o candidato do prefeito Apolinário Costa. Conversas neste sentido já foram iniciadas.

Murici dos Portelas
Quem deverá disputar as eleições deste ano mais uma vez e concorrer ao cargo de prefeita é a ex-prefeita de Murici dos Portelas, Auridéa Santos. O nome da mulher é o mais forte entre os oposicionistas para enfrentar a candidata do prefeito Ricardo Sales. A oposição acredita que os governistas estão de salto alto e querem tirar proveito sobre isso. Ao que tudo indica, a briga pela Prefeitura será de mulher pra mulher.

Caxingó I
As notícias que chegam da cidade de Caxingó é que a ex-prefeita Mené já fechou apoio à reeleição do prefeito Washington Luiz. Mené deverá ser candidata à vereadora pelo município ao qual administrou entre 2009 e 2012.

Caxingó II
Repercutiu na imprensa da planície litorânea a adesão que e ex-secretário de Saúde e pré-candidato a prefeito da cidade Caxingó pela oposição, Magnum Cardoso (Sem partido) ganhou para compor seu grupo. O suplente de vereador Valdeci do PTB rompeu com o atual prefeito Washington Luís (PSD) e declarou apoio aos oposicionistas. 

Parnaíba I
Em viagem fora do Estado, o deputado Dr. Hélio Oliveira (PL) não acompanhou a comitiva do governador Wellington Dias na visita do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro, ao Delta do Parnaíba, na segunda-feira (13). Mas sobre a situação política parnaibana, o deputado reafirmou que é pré-candidato a prefeito. "Nada mudou. É prioridade do PL assim como é o nosso objetivo para esse pleito, está colocando o nosso nome para a disputa na condição de candidato a prefeito", disse o parlamentar. Quanto a acordos na base governista, Dr. Hélio esclarece: "Claro que haverá o momento de todos nós analisarmos o quadro de Parnaíba, mas até esse momento as pré-candidaturas estão postas. Vamos analisar com dados." (Elivaldo Barbosa)

Parnaíba II
Na comitiva do governador Wellington Dias que acompanhou a visita do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, ao Delta do Parnaíba, estavam o secretário de Saúde, Florentino Neto (PT), e o ex-prefeito Zé Hamilton (PTB), hoje primeiro suplente de senador. W. Dias conversou com os dois ex-gestores parnaibanos e aliados políticos frente a frente. Indagado sobre candidatura de oposição à prefeitura de Parnaíba, o governador não hesitou em responder que a base diretamente aliada ao Palácio de Karnak só terá um candidato. O deputado estadual Dr. Hélio (PL), pré-candidato a prefeito, não acompanhou a visita do ministro ao Delta. Mas nos bastidores da política parnaibana a candidatura de Zé Hamilton é dada como certa. E o ex-prefeito começa a deixar a toca e dá sinais de interesse na  eleição de outubro. (Elivaldo Barbosa)



Continue aqui...
Continuamos de olho em tudo que acontece em Buriti dos Lopes, cidades vizinhas e na internet. Continue acessando as novidades do blog...

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: