sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

RAPIDINHAS


Voltamos!
Fala leitores. Voltamos com o quadro que movimenta o cenário político da nossa região, sempre com notícias quentinhas e é claro, a cobertura do cenário buritiense. É ano de eleições municipais e conteúdo é que não vai faltar para nossos milhares de leitores dos municípios da planície litorânea. É hora de ficar bem informado!

Pacotão de obras
O prefeito Júnior Percy prepara para os próximos dias o anúncio de um pacote de obras que irá beneficiar diversas comunidades do município de Buriti dos Lopes. Dentre elas, o Assentamento Iracema e o povoado Ponte do Jandira. As obras são promessas de campanha do prefeito nas últimas eleições e que após muitos esforços deverá sair do papel, beneficiando centenas de moradores.

Quem será o vice?
A oposição do município de Buriti dos Lopes vem encontrando dificuldades para buscar um vice-prefeito para compor chapa com o pré-candidato Bernildo Val. Com as portas fechadas e não conseguindo penetrar dentro do grupo de situação, só resta aos oposicionistas buscar um nome dentro do próprio grupo, o que para muitos, não mudaria em nada o atual cenário político. A pergunta é: quem seria esse nome?

Dificuldades
Ainda sobre a oposição buritiense, o blog foi informado que o ex-prefeito e pré-candidato estaria encontrando dificuldades para entrar em algumas comunidades do município. Uma delas seria o Assentamento Iracema que segundo nos foi repassado, numa recente visita feita pelo pré-candidato, o mesmo teve que escolher as casas para entrar, ou melhor, pulou diversas residências. Qual seria o motivo?

Ciro na área
Amigo de Júnior Percy, o senador Ciro Nogueira não medirá esforços para reeleger o prefeito nas eleições de 2020. Ciro já teria informado a interlocutores que sairá de licença do Senado durante a campanha municipal para se dedicar pessoalmente na eleição de alguns candidatos a prefeito no estado do Piauí, e dentre eles, está Júnior Percy em Buriti dos Lopes. O senador que tem enviado diversos recursos para o município nos últimos anos deverá ser uma figura frequente no município nos próximos meses.

Sargento Vieira
O ex-comandante do Grupamento de Polícia Militar (GPM) de Buriti dos Lopes, sargento Vieira, homem bastante querido pela maioria da população buritiense, deverá mesmo ser candidato a vereador nas eleições deste ano no município. Segundo nos foi repassado, Vieira vem conversando com o prefeito Júnior Percy e existe grande possibilidade do militar sair candidato pelo grupo governista.

Bom Princípio do Piauí
O vereador de Bom Princípio do Piauí, Cleson Galeno (PT), deverá mesmo ser candidato a prefeito pelo município nas eleições deste ano com o apoio do governador Wellington Dias. O parlamentar esteve participando de evento na última quarta-feira (22) com W. Dias, acompanhado de várias lideranças do município. Durante o evento, Cleson, conseguiu uma autorização junto ao governador para a construção de mais 25 mil metros de calçamento em Bom Princípio. Segundo o vereador, a intenção é beneficiar várias comunidades com essa obra.

Caxingó I
O clima eleitoral do município de Caxingó esquentou de vez. Adesões estão acontecendo de todos os lados e a expectativa é que o vai e vem não pare por aí. Nesta semana, a oposição usou as redes sociais para anunciar mais uma adesão a favor da pré-candidatura de Magnum Cardoso. Fotos circularam na internet da liderança política Irmão Esperidião que rompeu com o prefeito Washington Luiz (PSD) e declarou apoio a pré-candidatura oposicionista. O pré-candidato disse a um blog do litoral do Piauí que outras lideranças, inclusive vereadores estão propensos a ingressarem na oposição para somar a chapa majoritária.

Caxingó II
Já o prefeito Washington Luiz (PSD), também anunciou nesta semana duas importantes adesões para seu grupo político que buscará a reeleição em Caxingó nas eleições deste ano. Segundo informações divulgadas pela imprensa local, Daniel do SindPesca e Conceição dos Pretos que seriam pré-candidatos pela oposição aderiram ao grupo do prefeito municipal. Segundo os novos aliados, o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo gestor no município foi o grande fator para essa união.

Cocal I
Desde a divulgação de seu nome como pré-candidato a prefeito de Cocal, o vice-prefeito Nonatinho, segue uma linha planejada de atuações em todo o município. Sempre ao lado do prefeito Rubens Vieira, o ‘Homem do Sindicato’, vem emplacando seu nome de olho na sucessão do gestor municipal. O nome de Nonatinho parece realmente ter caído no gosto popular e tem grandes chances de sair vitorioso nas eleições vindouras.

Cocal II
Em meio ao desespero de não conseguir emplacar o nome do Doutor para as eleições deste ano e enfrentar o candidato do prefeito Rubens Vieira, a oposição resolveu criar barracos para chamar a atenção. Uma das cenas lamentável aconteceu na quarta-feira (22) durante a visita do governador W. Dias a cidade para inaugurar obras. O blogueiro das Live do Facebook foi para a porta do ginásio poliesportivo (local do evento) para tentar causar tumulto e depois se sair de vítima. Com um discurso já manjado, o blogueiro ficava o tempo todo com o celular ligado, provocando seguranças e proferindo palavras de baixo calão contra o gestor do município e o governador do estado, num ato de total desespero. Em Cocal, a população conta que o ‘Homem das Live’ está pirando.

Caraúbas do Piauí
Circula no município de Caraúbas do Piauí a informação que o ex-prefeito Manoel Pacheco deu realmente início a sua pré-campanha. Muitos são os que afirmam ter recebido a visita de Pacheco em suas residências, e pelo perfil de apresentação, Manelão está chegando forte na corrida pela chave da Prefeitura.

Murici dos Portelas
A ex-prefeita e pré-candidata a prefeita Auridea Santos, segue seu modelo de conquista junto ao povo de sua terra Murici dos Portelas, e já desponta nas pesquisas internas como o mais forte nome a enfrentar a candidata do prefeito Ricardo Sales. Auridea tem se reunido com lideranças locais, e não perde de vista seu desejo de ser novamente gestora do município. A cada pesquisa interna, o grupo que apoia sua candidatura firma que a mulher só vem crescendo. Ao que parece, com a chegada do ano eleitoral, os eleitores começam a decidir que rumo irão tomar. E a pré-candidata que parecia está morta, parece que está renascendo das cinzas. Aliados já o chamam de a “Fênix de Murici”.

Parnaíba I
O apoio do PSL à reeleição do prefeito Mão Santa (DEM) foi sacramentado num encontro do presidente estadual, Luís André, com a secretária de Infraestrutura do município, Gracinha Moraes Souza. Segundo Luís André, o PSL parnaibano terá o reforço do vereador André Neves, que trocará o PDT pela legenda, ampliando a bancada na Câmara Municipal para três parlamentares. Na formação da chapa de candidatos a vereador e na aliança com Mão Santa, o PSL entra com robusto tempo de TV na propaganda eleitoral e relevante fundo eleitoral, ingredientes que tornam o partido atraente para coligações.

Parnaíba II
Mão Santa segue se movimentando para a construção de uma chapa forte para tentar a reeleição em Parnaíba. O prefeito da segunda maior cidade do Piauí se reuniu no final da última terça (21) com o vereador Beto. Terceiro parlamentar mais votado da cidade, o político é genro do ex-prefeito Zé Hamilton e pode ser o fiel da balança para uma composição entre o Progressistas e Mão Santa. Na última eleição em 2016, o atual prefeito venceu por apenas mil votos de diferença. 

Parnaíba III
Caso Zé Hamilton não seja candidato a prefeito o nome de Beto ganha força para uma aliança com Mão Santa, o presidente do partido, Júlio Arcoverde, ainda tenta nos bastidores costurar um acordo da base governista para uma candidatura hegemônica em Parnaíba com um consenso em torno do próprio Zé Hamilton, caso o entendimento não aconteça e a candidatura de Dr. Hélio se concretize o caminho da sigla pode ser apoiar Mão Santa.

Parnaíba IV
Já o ex-governador Zé Filho reafirmou o apoio ao projeto de Mão Santa na cidade, mesmo não recebendo o espaço desejado no atual governo, Zé Filho busca manter a base já consolidada no norte do estado através da aliança com o tio. O ex-governador revelou também que uma de suas filhas pode ser candidata a vereadora na cidade.

Bolsonaro X Lula
Lula vai caindo no esquecimento do brasileiro. A primeira pesquisa de opinião pública do ano, sobre uma eventual corrida presidencial, aponta o presidente Bolsonaro, com cerca de 30 pontos, percentuais e o ex-presidente Lula com 17 pontos. O resultado, de certa forma, foi uma frustração para esquerda, que fez um carnaval danado com a soltura do ex-presidente. Parece que o brasileiro está apagando Lula da lembrança e seria bom a esquerda começar a procurar um novo nome.



Continue aqui...
Continuamos de olho em tudo que acontece em Buriti dos Lopes, cidades vizinhas e na internet. Continue acessando as novidades do blog...

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: