sexta-feira, 16 de março de 2012

COLUNA SEMANAL DE OLHO NA POLÍTICA (16-03)


Ainda sem nome governista sucessão em Buriti dos Lopes promete disputa acirrada

O município de Buriti dos Lopes registra tradicionalmente disputas ferrenhas no páreo pelo comando da Prefeitura local. Para as eleições deste ano, a prefeita Ivana Fortes (PMDB) em seu segundo mandato, ainda não se definiu sobre qual nome o grupo por ela liderado apresentará para a sua sucessão. Comentam que a escolha deve recair entre o ex-vice-prefeito Bernildo Val (PR) e o vereador Junior Percy (PTB). No terreno adversário estão três protagonistas de grande prestigio eleitoral, o ex-prefeito Toinho Tavares (PV) que goza de grande simpatiza da oposição, empresário Batista Brito (PC do B) que busca alavancar seu nome e o ex-vice-prefeito Djalma Percy o Pieca (PSB) com grande aceitação perante o eleitorado das duas alas políticas. De acordo com observadores políticos buritienses, ainda não dá para antecipar qual nome sairá vencedor da futura disputa.

Juscelino Duarte garante que não sobe no mesmo palanque de Ivana Fortes

Em conversa por telefone com o blogueiro Junior Catita na noite de quarta-feira (14), o vereador Juscelino Duarte (PDT) afastou qualquer possibilidade de subir no mesmo palanque da prefeita Ivana Fortes (PMDB) em Buriti dos Lopes. A resposta veio depois que o vereador foi questionado pelo blogueiro se era verdade que caso a prefeita indique seu irmão Bernildo Val (PR) como candidato a prefeito ele subiria no mesmo palanque que sua adversária histórica. “Ela pode apoiar ele se quiser, só que longe de mim. Não vou ficar ao lado de quem sempre me agrediu durante as campanhas eleitorais. Tenho vergonha na cara!”, disse o vereador. Juscelino confirmou ainda que sua esposa Eveline será mesmo candidata a vereadora pelo município em 2012.

Dr. Kavio Narciso confirma pré-candidatura a vereador de Buriti dos Lopes

O odontólogo Kavio Narciso confirmou pessoalmente a este blogueiro que é mesmo candidato a vereador em 2012 por Buriti dos Lopes e que fará parte da oposição buritiense. O jovem candidato garante colocar o ‘bloco’ na rua ainda este mês, quando reunirá alguns cabos eleitorais para articular metas de campanha. Dr. Kavio é filiado ao Partido Verde (PV) e tem sangue político, uma vez que é filho do ex-prefeito do município Dr. Joaquim Narciso (in memória) que governou esta cidade de 1989 a 1992. Em conversa com o editor Frank Cardoso o pré-candidato garantiu uma coisa: “quero me juntar à oposição buritiense para derrotar o grupo dessa prefeita que aí está”, garantiu Kavio Narciso.

Pré-candidato confirma que vai realizar pesquisa eleitoral para prefeito

O pré-candidato a vereador Dr. Kavio Narciso (PV) confirmou ao Portal Boca do Povo que encomendou pesquisa eleitoral para o cargo de prefeito para o final desde mês no município de Buriti dos Lopes. Segundo ele, os dados servirão para direcionar as estratégias de formação de alianças partidárias. Nível de intenção de votos e grau de rejeição dos pré-candidatos são usados como argumentos para ganhar a confiança dos dirigentes de outras legendas. “Não há mais como organizar campanha sem pesquisa, porque os dados são científicos e servem inclusive para preparar nossas campanhas”, afirmou. Ele falou ainda que a pesquisa será feita para uma avaliação interna da oposição e que resolveu realizar depois de algumas conversas com um grupo de empresários da região. 

Festival de pesquisa vai esquentar Buriti dos Lopes nas próximas semanas

Depois de um breve sossego no cenário político de Buriti dos Lopes por conta da passagem do carnaval, o clima deverá esquentar nas próximas semanas. Muitas definições já aparecem neste conturbado e instável cenário, dando assim um norte para aqueles que visam lograr êxito nas eleições deste ano. Na tarde de ontem (15), um funcionário de um instituto de pesquisa da capital foi flagrado por este blogueiro entrevistando moradores no município. Segundo o funcionário que se identificou como Cleiton Vasconcelos, o trabalho que estava sendo realizado por ele trata-se de uma pesquisa qualitativa. Geralmente esse tipo de pesquisa é exploratória, ou seja, o entrevistado a pensar livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. Resta saber se esta pesquisa servirá apenas para uma avaliação interna de um determinado grupo político de Buriti dos Lopes, ou se vai servir de plataforma para que muitos políticos comecem a divulgar resultados fantasiosos em cima de outra realidade.

Rejeição é o dado mais usado

Em conversa com o Boca do Povo na última quarta-feira em Parnaíba o publicitário e professor, Herbert Mendes, nos informou que os próximos meses são os mais apropriados para pesquisas partidárias. “Somente agora depois do carnaval, é que as pessoas começam a pensar nas eleições”. Mas o publicitário explica que os pré-candidatos têm de estar preparados para reconhecer os índices de intenção de voto e o grau de rejeição. Mendes recomenda cuidados na contratação das empresas para não obter dados irreais. “Numa situação em que o candidato tem até 30% de rejeição, há condições de reversão do quadro, mas quando o índice atinge 50%, melhor desistir, por que nem todo dinheiro do mundo pode reverter”, sentencia o publicitário. 

Suplente de vereador Branco da Barra volta a disputar eleição em Buriti dos Lopes

O suplente de vereador Branco da Barra (PSB) que reside no povoado Barra do Longá, 9 km de Buriti dos Lopes confirmou que vai mesmo disputar as eleições para a Câmara Municipal deste ano mais uma vez. Seu nome será lançado pelo PSB partido que tem como pré-candidato a prefeito Djalma Parcy o Pieca. “Minha vontade é ser vereador de Buriti dos Lopes para trabalhar pelo povo de minha localidade e para isso sou pré-candidato a Câmara Municipal”, costuma dizer. Ele pretende agora consolidar sua trajetória com a eleição à Câmara. O certo é que o PSB terá uma chapa fortíssima de candidatos, com condições de eleger alguns vereadores neste ano. O partido vai trabalhar para eleger de dois a três vereadores.

Zé do Bode confirma que será candidato a vereador por Buriti dos Lopes

Com o slogan “sou ficha limpa” Zé do Bode conversou com o Portal Boca do Povo durante a semana e confirmou sua pré-candidatura a vereador por Buriti dos Lopes pelo PMDB, partido da prefeita Ivana Fortes. Zé do Bode disse que é hora de renovar a Câmara Municipal e depois de ser solicitado pelo povo buritiense para sair como candidato, resolveu colocar seu nome a disposição do partido. “Minha candidatura está partindo do povo e por isso resolvi lançar meu nome. Quero trabalhar pelo povo da minha terra e prometo que se eleito não irei decepcionar meus conterrâneos. Vou brigar por uma vaga com muita garra e já tenho dados de que meu nome está sendo bem aceito pelo eleitorado”, afirmou Zé do Bode. O pré-candidato disse ainda que contará com o apoio total em sua candidatura do ex-prefeito do Cocal e suplente de deputado José Maria Monção que deverá ser um dos maiores financiadores dessa árdua jornada eleitoral. Zé do Bode encerrou a conversa dizendo: “sou ficha limpa e meu nome é o melhor!”, finalizou.

PPS inaugura hoje sede de Diretório em Murici dos Portelas

O Partido Popular Socialista (PPS) deve inaugurar oficialmente no início da manhã desta sexta-feira (16), em Murici dos Portelas a sede de seu Diretório Municipal. A sede está localizada à Avenida Nêga Escórcia, 284, Centro. A solenidade que contará com a presença do presidente do partido e atual vice-prefeito Raimundo Sales deverá contar ainda com a prefeita municipal Auridea Santos (PTB) e outras diversas lideranças de partidos do município e da região. O PPS é um partido de forte ligação com o grupo da prefeita. Tanto Raimundo Sales, quanto o filho Dr. Ricardo Sales, pleiteiam uma candidatura a prefeito neste ano pelo grupo liderado pela atual gestora do município. Segundo Raimundo Sales, a política desenvolvida pelo PPS está voltada para o crescimento e para um futuro de realizações.

Vereador do PMDB acredita em eleição disputada no município de Caxingó

Pré-candidato à reeleição, o vereador do município de Caxingó Raimundo Oliveira (PMDB) declarou, em conversa com o editor deste Portal, acreditar que as eleições municipais para o cargo de prefeito em Caxingó será bastante disputada. “Acredito que apesar da prefeita Mené (PSB) está com a ‘máquina’ na mão, ela terá se desdobrar bastante para vencer as eleições. Digo isso porque a oposição vem se articulando e trabalhando o nome de Nato Sobrinho (PT) desde que ele saiu da Prefeitura. Então acredito que essa eleição será muito disputada”, disse o vereador governista. O parlamentar avaliou ainda os índices de desaprovação e aprovação das duas gestões, a da atual prefeita Mené e a do ex-prefeito Nato. Fato que pediu que não fosse divulgado e que ficasse apenas entre ele o editor para não comprometer sua relação com políticos caxingoenses.

Candidato único em Caraúbas?

Pelo menos por enquanto, o município de Caraúbas do Piauí, só conta com um pré-candidato a prefeito para as eleições deste ano. O atual Manuel Pacheco (PSDB) confirma pré-candidatura à reeleição, só que continua calado sem muitos alardes. Dois vereadores (Edivan Caldas e Caburé) que representam importantes grupos políticos no município permanecem indecisos quanto à candidatura a prefeito. Já Inácio Portela (PT) ainda não manifestou publicamente se realmente está com disposição para disputar a Prefeitura pela quinta vez consecutiva. É melhor esperar porque muita coisa ainda poderá acontecer até o mês de junho de 2012.

Por: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo e Jr. Catita (Portal Boca do Povo)

16 comentários:

Maria da Conceição disse...

Eu como Buritiense acredito que só existe dois candidatos para disputa a eleição junto a oposição,é a Dra Gildete e o Toinho Tavares, pois os outros já estiveram de tanto lado como confiar neste povo??

BRANCO DA BARRA disse...

GOSTARIA DE PEDIR AO EDITOR DO BLOG QUE MUITO ACOMPONHO QUE NO INICIO DA MATERIA TEM UM PEQUENO ERRO, NAO SOU FILIADO AO PMDB E SIM AO PSB, MINHA CANDIDATURA DEPENDE DO POVO DE BARRA DO LONGA, IREI VER O GRAU DE ACEITAÇAO, QUERO SENTIR SE REALMENTE O POVO QUER RENOVAÇAO DAIR ENTAO DECIDIREI SOBRE MEU FUTURO POLITICO. BARRA DO LONGA NAO PRECISA SO DE UM REPRESENTANTE TEM OBRIGAÇAO DE ELEGER PELO MENOS DOIS SE NAO VAI CONTINUA NO ESQUECIMENTO E SEUS MORADORES SEM ASISTENCIA DE UM HOMEM PUBLICO QUE TENA CORAGEM DE ENFRENTAR A ELITE POLITICA BURITIENSE, ME SINTO PREPARADO PARA SER VEREADOR MAIS NAO TENHO MAIS VAIDADE SE O POVO QUISER SEREI SE NAO CONTINUAREI MINHA VIDA CONCERTANDO MOTO QUE ESSA SIM E MINHA PROFISSAO, POLITICA E PASSAGEIRA E MOMENTO PROFISSIONALISMO E PRA VIDA TODA OBRIGADO BRANCO DA BARRA

Carlos Filho disse...

Todos são sabedores de que a maior rejeição hoje em Buriti é a da prefeita e com isso ela vai transferir sua grande rejeição pro seu candidato. Isso é real!

WELLINGTON GOMES disse...

MELHOR O ZÉ DO BODE DO QUE A MAIORIA QUE LÁ ESTAR.

José Luiz disse...

É com prazer que vejo a candidatura do Pieca ganhar forma nas ruas e no coração do povo de Buriti dos Lopes. O Pieca tem se mostrado competente e articulado politicamente e isso é muito importante para que tenhamos um prefeito independente.
Conheço a capacidade do Pieca e sua maneira de resolver os problemas sempre que é acionado para isso.
Desejo a ele uma jornada feliz rumo à vitória nas urnas. Estamos juntos nesta campanha.

Fábio Nunes disse...

Melhor BODE do que RATO no poder!!!!!!!! rsrsrs

Guilherme Araújo disse...

Branco da Barra, pessoa simples, humilde, batalhadora, de bom coração e excelentes projetos para o fortalecimento da cidadania e melhoria da qualidade de vida da população barrense!
Conte comigo!!!
Sucesso na caminhada!!!

Vanusa Seixas disse...

A grande importância da política é sua capacidade de transformar uma sociedade em todos os aspectos para melhores patamares nas áreas de educação, saúde,segurança e etc.

FRANCISCO FERREIRA SILVA disse...

A AURIDEIA SÓ GANHA A ELEIÇÃO NO MURICI SE O CANDIDATO FOR O DR. RICARDO, SE FOR O PAI DELE O POVO NÃO VOTA.

IVAN MENDES DE SOUSA disse...

Sou mais o Bode do que peixe rosa

FELIPE LIMA disse...

NESSA ELEIÇÃO VAI TER PORCA COMENDO BODE. VÊ SE PODE ISSO? KKKKKKKK

Henrique Sousa disse...

Nunca passou pela minha cabeça que o Jucelino iria subir em palanque de Ivana, isso é coisa que eles mesmos estão criando por lá pra deixar a oposição desestabilizada. Acreditamos em você Jucelino e contamos com o seu apoio pra vencer essa eleição.

FCO JOSE disse...

com a grande rejeiçaõ dos tres pre da prefeita.Pieca e Batista juntos e vitoria certa.

Domingos Filho disse...

Zé do Bode; pior que tá, não pode! Hehehehe!!! E se ele for realmente "Ficha Limpa" porque não se aventurar? Todos têm direito de pleitear um cargo político, desde que atenda os requisitos básicos que a legislação eleitoral exige. Abraço galera do Portal.

Tony Araujo disse...

hora veja voce! assim dizia o saudoso narciso,conheço essas crias do Dr.e se ele ainda fosse mortal estava decepcionado com alguns ingratos que ele criou.Tony Arujo

PEDRO PAULO DOS SANTOS CUNHA (BAIRRO - AVENIDA) disse...

O DR. BERNILDO VAL ATÉ QUE É UMA ÓTIMA PESSOA, O PROBLEMA É QUE PARECE QUE NO SEU MELHOR MOMENTO POLITICAMENTE ELE ESTÁ DO LADO ERRADO.
E OUTRA: TEM UM DE SEUS CABOS ELEITORAIS QUE É METIDO A JORNALISTA QUE QUANDO ENCHE A CARA DE CACHAÇA FICA DESRESPEITANDO AS PESSOAS E QUERENDO JOGAR AS COISAS NA CARA DE ALGUNS QUE DISCORDAM DE SUA OPINIÃO.
APROVEITA DR. BERNILDO E CONVERSE COM ELE PRA BAIXAR UM POUCO DA BOLA PORQUE ELA SÓ TÁ QUEIMANDO SUA CAMPANHA.