quinta-feira, 15 de março de 2012

PARALISAÇÃO GERAL

Professores paralisam atividades até sexta-feira em Buriti dos Lopes
Profissionais da educação cobram cumprimento do Piso Nacional do Magistério

Desde ontem (14) até sexta-feira (16), professores de escolas públicas municipais e estaduais prepararam diversas mobilizações para cobrar o cumprimento do piso nacional do magistério. Criada em 2008, a lei determina um valor mínimo que deve ser pago a professores com formação de nível médio e jornada de 40 horas semanais. Para 2012 esse valor foi definido em R$ 1.451,00, mas alguns estados e municípios pagam menos do que determina a regra.

Dados da CNTE informam que 17 estados não pagam o piso anunciado pelo MEC (R$ 1.451,00) e 18 não cumprem a jornada extraclasse definida na Lei 11.738. No Piauí, os professores já estão em greve em função das negociações de reajuste salarial com o governo.

Em Buriti dos Lopes, um movimento aconteceu durante toda a manhã de quarta-feira e hoje (15) está novamente marcado uma grande manifestação na Praça Antonio Romão, Centro, Buriti dos Lopes. A mobilização é organizada pelo Sindicato dos Professores.

Maria Pia, presidente do sindicato, disse ao Portal Boca do Povo que outras reivindicações serão apresentadas pelos professores durante o movimento. “Queremos o pagamento do piso salarial para o magistério. Nenhuma escola está funcionando no município de Buriti dos Lopes e essa poderá ser apenas a primeira de muita, caso o município e o estado não venha a cumprir o queestá estabelecido por lei”, garante.



A paralisação nacional também defende o aumento dos investimentos públicos em educação. A Confederação Nacional das Trabalhadores em Educação (CNTE) quer que o Plano Nacional de Educação (PNE), que tramita na Câmara dos Deputados, inclua em seu texto uma meta de investimento mínimo na área, equivalente a 10% do Produto Interno Bruto (PIB), a ser atingida em um prazo de dez anos.

A CNTE sugere que durante os três dias as atividades nas escolas sejam suspensas, mas cada sindicato está organizando a mobilização de acordo com a pauta de reivindicação local. Em algumas redes de ensino, a paralisação será parcial. Em outras, os professores promoverão passeatas, assembleias e atos públicos.






Por: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo (Portal Boca do Povo)

3 comentários:

Carlos Henrique disse...

Ainda bem que aqui em Murici não precisou de tudo isso, o piso foi aprovado pelo governo em um dia, so passou dois dias a prefeita mandou o projeto pra camara para regularizar o piso. mas se ela não tivesse feito isso, nós professores teriamos entrado em greve.

antonio carlos disse...

AQUI EM BURITI NÃO É A MESMA COISA, PRECISO A POLICIA ENTRAR EM AÇÃO, OU SEJA É PRECISO QUE A JUSTIÇA COM MUITA CALMA ENTRE EM AÇÃO, POIS SE FOR ESPERAR PELA GESTORA,NÃO CUMPRE, SE NÃO FOSSE OS PROFESSORES NÃO SERIAMOS NADA.

DAVID SOUZA disse...

Parabéns aos professores pela maneira correta de exigir seus direitos, se o governo federal autorizou o repasse é por que sabe que esta mandando dinheiro suficiente para o aumento para onde esta indo esse dinheiro so FREUD explica, muito bem professores sem voces não existe nenhuma profissão, voces deveriam ser uma das ou a classe mas valorizada pois tudo parte da EDUCAÇÃO. DAVID SOUZA! EM FRENTE!