sexta-feira, 2 de março de 2012

COLUNA SEMANAL DE OLHO NA POLÍTICA (02-03)


Buriti dos Lopes: Oposição estuda formação de “Blocão” em 2012

Iniciado o mês de março de 2012 as articulações políticas em prol das eleições municipais de outubro se aceleram. Os pré-candidatos que possivelmente concorrerão pela oposição na cidade de Buriti dos Lopes já estudam a formação de um “Blocão” anti-Ivana Fortes. Principalmente blocos de oposição, que tem a frente o ex-prefeito Toinho Tavares o Pavão (PV), vereador Juscelino Duarte (PDT), empresário Batista Brito (PC do B) e Pieca (PSB), poderão unir forças para enfrentar o candidato que concorrerá às eleições municipais de 2012 com o apoio da atual prefeita municipal Ivana Fortes (PMDB).

Bernildo, Júnior Percy ou Thelvezio?

Pelo menos é o comentário que ronda a cidade de Buriti dos Lopes depois de uma recente publicação de matéria em um blog, dando conta de que esses são os três pré-candidatos que estarão na pesquisa que será realizada este mês pela base aliada da prefeita Ivana Fortes (PMDB) para definir o nome que concorrerá às eleições deste ano no município pelo grupo. Ninguém sabe ao certo dizer, é que, se o segundo colocado nas pesquisas será o companheiro de chapa do que se sair melhor. Quem sairá melhor nas pesquisas: Bernildo Val, Júnior Percy ou Telvezio Duarte?

Tem ou não racha na base governista?

Um desses blogs da cidade ligado ao grupo da prefeita de Buriti dos Lopes publicou recentemente uma notícia de que não haverá racha no grupo e que todos aceitarão o nome que se sair melhor nas pesquisas. Só que a história que corre no meio político é outra. Existem informações de que o clima entre os partidários não é nada amigável. Uma reunião teria sido feita para amenizar a situação, uma vez que o clima poderia ficar pior. Resta saber se tudo foi realmente contornado.

Fransquim Lázaro fora da disputa coloca o filho

Informações repassadas ao Portal Boca do Povo dão conta de que o ex-vereador Franquim Lázaro já decidiu que vai ficar fora da disputa por uma vaga na Câmara Municipal de Buriti dos Lopes nas próximas eleições. Isso não quer dizer que ficará fora da política, pelo contrário, já lançou o seu filho Lázaro Filho como seu substituto na política buritiense. O jovem é filiado ao PMDB e fará parte da base aliada da prefeita municipal.

PSB de Buriti dos Lopes começa montar bloco político

Após lançar sua pré-candidatura a prefeito no início do ano e começar a preparação dos candidatos a vereador de seu partido, o pré-candidato Djalma Percy o Pieca (PSB) declarou que começou a conversar com outros grupos políticos da cidade que comungam com os mesmos objetivos da sigla. “Estamos começando a montar um bloco de partidos com ideais similares aos nossos. Queremos fazer um governo com a maior participação popular, trazer investimentos para a cidade, focar na educação e aparelhar a saúde. Para isso, é necessário unir os partidos que tenham esses mesmos objetivos”, disse Pieca ao Boca do Povo.

Alguns partidos já estariam com acordo fechado com o PSB

Ainda segundo Pieca, as conversas do PSB com outras legendas já estão bem avançada e eles estão muito próximo de um acordo para a disputa eleitoral deste ano. Sobre esse assunto, Pieca afirmou que uma aliança está se desenhando e pode culminar na formação do maior bloco político já visto no município. “Algumas reunião já foram feitas e outras devem acontecer nos próximos meses, no intuito de fecharmos coligações para as próximas eleições. Os partidos que estão sentando-se à mesa também têm grandes nomes da política local. Pessoas com passado limpo, serviços prestados e futuro promissor. Estamos colocando também o nosso nome para ser avaliado por futuros aliados”, falou Pieca.

Pieca: “devemos deixar as vaidades de lado e lutar pelo melhor do município”

Por fim, o pré-candidato a prefeito pelo PSB no município de Buriti dos Lopes não quis adiantar quais partidos participariam desse bloco. Fazendo suspense, ele só mencionou que muita gente irá se surpreender com a união “sem vaidades” que o grupo está se mostrando ter. “Quando o assunto é o bem de Buriti dos Lopes, devemos deixar as vaidades de lado e lutar pelo melhor do município. E isso é que está acontecendo. As conversas têm sido positivas e muita gente vai se surpreender com a união que será feita. Vamos respeitar os oposicionistas que estão desde o início e queremos juntar nossas forças para derrotar esse Governo que aí está”, concluiu.

Situação perdeu muitos aliados para a oposição

O bloco de situação municipal teve muitas dissidências desde que a prefeita Ivana Fortes reassumiu o comando da Prefeitura em janeiro de 2009, sendo que as mais recentes poderão ser decisivas neste ano. Logo em 2010 a vereadora Jaqueline Brito (PMDB) e o esposo e pré-candidato Batista Brito (PC do B) até então aliados do grupo formado por Ivana, romperam e começaram a fazer oposição. Já no final de 2011, a situação voltou a sofrer outra baixa. Todo o grupo liderado pelo pré-candidato Pieca rompeu com a prefeita após um período de apoio incondicional. O mesmo poderá vir a lançar candidatura própria neste ano já que em seu currículo consta como vereador duas vezes e vice-prefeito uma e sua esposa Elcira Percy (PSB) é a atual vice. Pieca também já admitiu que poderá apoiar um candidato pela oposição mesmo que não seja do seu partido, caso ele mesmo não se habilite nesta empreitada. Para ele, o importante é haver um consenso e união da oposição.

A força do ex-prefeito Toinho Tavares

Em meio às articulações políticas buritienses, não se pode deixar de lado a força política do ex-prefeito Toinho Tavares o Pavão (PV) que embora permaneça quieto sem se manifestar publicamente, poderá lançar sua candidatura ou de um aliado a qualquer momento. O nome do ex-prefeito é bem cotado na oposição para comandar a empreitada e tentar voltar ao comando do município oito anos depois. Por enquanto, é só esperar e acompanhar o desenrolar das próximas semanas, período em que provavelmente deverá ser concretizada a conjectura política local para as eleições municipais deste ano.

PT de Murici dos Portelas prepara grande encontro para este sábado

O Partido dos Trabalhadores do município de Murici dos Portelas prepara um grande encontro para comemorar os 10 anos de PT no município e consequentemente os 32 anos de fundação do partido no Brasil. Por telefone o petista Zé do Carrapo nos informou que aguardar a presença do senador Wellington Dias (PT), deputado federal Assis Carvalho (PT), deputado estadual Merlong Solano (PT) e outras diversas lideranças políticas dos municípios de Parnaíba, Buriti dos Lopes, Bom Principio, Caxingó, Caraúbas, Joaquim Pires e demais municípios da região norte. O evento acontece neste sábado (03) a partir das 9 horas da manhã no Clube do Vaqueiro naquele município.

Vereador Edivan Caldas garante que oposição terá candidato em Caraúbas

Diante das especulações de que a oposição estaria desanimada e poderia não apresentar candidato a prefeito em Caraúbas do Piauí. O atual vereador pelo PSB Edivan Caldas, informou ao Boca do Povo que a oposição terá candidato a prefeito nas eleições deste ano. O vereador disse que tem compromisso com a oposição do município, mas que se por acaso ninguém apresentar candidatura em razão de problemas de ordem pessoal ou qualquer que seja, ele topará concorrer ao cargo de prefeito e informou que já deixou seu nome à disposição do grupo oposicionista.

Manuel Pacheco diz que não tem vice definido ainda em sua chapa para 2012

O prefeito do município de Caraúbas do Piauí, Manuel Pacheco (PSDB), em conversa com o editor do Portal Boca do Povo no último final de semana, disse, que não está confirmado quem será seu vice-prefeito na sua chapa para 2012, e as conversas que rolam por aí, em relação ao assunto relatado, não são verdadeiras, e que, para ser vice dele tem que mostrar serviço, ou seja: trabalho, afirmou o prefeito. Ele também não descartou a possibilidade de seu vice vir da oposição, desde que esse esteja dentro do padrão da base governista.

Vereador Das Chagas vai disputar novamente as eleições municipais

Um dos mais experientes e respeitados parlamentares da história da Câmara de Vereadores de Buriti dos Lopes, Das Chagas (PV) confirmou que continuará no cenário político e que estará novamente disputando uma vaga no legislativo municipal nas eleições de 07 de outubro deste ano. O parlamentar já exerceu quatro mandatos de vereador, mostrando sempre fidelidade ao grupo que faz parte. Diferentemente de outros políticos, Das Chagas não é um vereador “pula-pula”, sempre esteve de um lado e mesmo nas derrotas nunca se deixou iludir por promessas de gestores que lhe fizeram propostas tentadoras. Sobre o futuro político de Buriti dos Lopes, ele acredita que as oposições vão se unir para a retomada da Prefeitura em 2012.

Nato Sobrinho participa de festa do PT em Parnaíba e tem encontro marcado com o senador Wellington Dias

O ex-prefeito de Caxingó e pré-candidato a prefeito pelo grupo de oposição naquele município Nato Sobrinho (PT) participará nesta sexta-feira (02) de um grande encontro do Partido dos Trabalhadores (PT) na cidade de Parnaíba em comemoração aos 32 anos de fundação do partido. Na ocasião o ex-prefeito estará se reunindo com o senador Wellington Dias (PT) com quem tratará de assuntos sobre as eleições municipais deste ano. Em conversa com o Boca do Povo o aliado de Nato Sobrinho, Pedro Brito (PTB) nos informou que uma grande comitiva se fará presente no evento nesta tarde na cidade litorânea.

Por: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo (Portal Boca do Povo)

21 comentários:

Júnior Val disse...

Inicialmente os políticos de oposição estão corretos, tem que se unir em mesmo nome, política é coisa séria, não é brincadeira, tenho esta opinião, vou votar e ajudar a oposição, pois a oposição estar com melhores nomes em seu plantel, seje PIECA, BATISTA, TOINHO OU JUSCELINO, vamos em frente, humildade, sem vaidades, com boa vontade, amar ao próximo (não só em época de eleição), conte comigo e meu muito obrigado.

PAULO SANTOS disse...

PELOS MEUS CONHECIMENTOS DA POLÍTICA BURITIENSE TENHO CERTEZA QUE SE ESSE GRUPÃO SE UNIR MESMO NA OPOSIÇÃO EM TORNO DE UM NOME NÃO TERÁ PRA NINGUÉM. A LAPADA SERÁ DAS GRANDES!!!

eduardo araujo disse...

é isso ai a oposição tem que sair toda unida , PIECA PREFEITO VICE BATISTA com apoio do pavão e de toda a oposição

N-VON disse...

todos querem ser prefeito,quatro a oito anos sem despesa tudo por conta do donheiro publico.quem foi quer voltar.quem não foi quer entrar.nessa hora a pobresa tem valor e os arrogantes passar ser humildes.

João Maria -SP disse...

cade as pessoas da Prefeitura que dia de sexta-feira não Trabalhavam, só ficavam na frente do computador falando mal de A ou B, por que agora não mais faz comentarios

Pedro Paulo disse...

A OPOSIÇÃO DE BURITI DOS LOPES ESTÁ COM A FACA E QUEIXO NAS MÃOS PRA GANHAR AS ELEIÇÕES DESSE ANO. O QUE NÃO PODE ACONTECER É DESUNIÃO, PORQUE NO FUNDO NO FUNDO A PREFEITA E SEU GRUPO ESTÃO COM MEDO DAS NOTÍCIAS QUE SUJEM NAS RUAS DA POSSÍVEL UNIÃO DE TODOS E OUTROS DISSIDENTES QUE ESTÃO POR VIR CONTRA A CANDIDATURA DE SEU CANDIDATO.

Antonio Carlos Silva disse...

Independente de quem seja o candidato da oposição, é importante que este tenha compromisso como o povo buritiense e jogue pra bem longe estes que maltrataram por todo esse tempo nossa cidade durante essa administração desastrosa.

Pedro Amaro disse...

CARAÚBAS MERECE COISA MELHOR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

ANA CLEIDE SOUSA disse...

ESSE JUNIOR SARDIÃO E O TELVEZIM SÃO FRACO DEMAIS PRA SEREM CANDIDATOS A PREFEITO, JÁ O BERNILDO ATÉ QUE É UM BOM NOME MAIS PECA POR ESTÁ DO LADO ERRADO NO MOMENTO EM QUE ELE DEVERIA ESTÁ COM A OPOSIÇÃO.
PELO JEITO A ELEIÇÃO VAI SER MOLE PRA OPOSIÇÃO ESSE ANO PORQUE ESSES DOIS MENINOS AÍ QUE TEM A CONFIANÇA DA MULHER SÃO MOLEZA PRA QUALQUER UM DA OPOSIÇÃO.

Marcos Sousa disse...

Do tanto que essa administração tá queimada num precisa nem muito esforço pra eles perderem a eleição em outubro. Voto na oposição e não abro disso.

Carlos Filho disse...

Não voto em candidato de quem só pensa em perseguir o povo e num aceita ser cobrada.

Carlos Nascimento do bairro Macambira disse...

O povo é soberano e saberá dá o troco pra essa prefeita nas eleições desse ano em nosso amado Buriti dos Lopes.

Fernando Carvalho disse...

CONCORDO COM O COMENTÁRIO DO JUNIOR VAL, E É MUITO BOM SABER QUE VOCÊ NÃO ESTÁ MAIS DO LADO DESSA PREFEITA QUE TAMBÉM TI ENGANOU COM PROMESSAS E MAIS PROMESSAS.
VAMOS JUNTOS RUMO À VITÓRIA EM 2012.

Antonio Santos Moraes disse...

JÁ PERCEBI QUE OS MELHORES NOMES ESTÃO NA OPOSIÇÃO E SÓ RESTOU PRO GRUPO DA PREFEITA OS FRACOS.

Pedro Lucas disse...

Queria saber se a oposição vai convencer a Gildete a se candidatar? Com certeza um nome muito bom para ser a prefeita de nossa terra. Não voto em qualquer um... Não adianta alguém querer vir argumentar erronhamente que ela abandonou o povo de Buriti. Quem abandonou o povo foi a prefeita que foi eleita e tinha a responsabilidade e o dever de trazer as melhorias para população. Na gestão da pior prefeita de todos os tempos de Buriti dos Lopes hospital fechou, a educação em ruína ficou, a saúde no necrotério deixou... e por ai vai os vários e tristes exemplos desta administração.

GENIVAL CARDOSO DE BURITI E CAXINGÓ disse...

Não voto em BURITI e sim EM CAXINGÓ,lá eu voto é claro em NATO SOBRINHO,e si votasse em BURITI era em BERNILDO VAL q pena q ele está com essa mal administradora da IVANA. A mulher só anda zangada.BERNILDO eu gosto d vc meu peixe vc é 10. Valeu!

BERNARDO JOSÉ COSTA disse...

GOSTARIA DE LEMBRAR AO PORTAL BOCA DO POVO QUE O GRUPO DA PREFEITA DO BURITI PERDEU RECENTEMENTE TODO OS FILIADOS DO PARTIDO DOS TRABALHADORES QUE AINDA ESTAVAM COM ELA. ISSO QUER DIZER QUE DEPOIS DE BATISTA E SUA ESPOSA, PIECA E SEU GRUPO AGORA FOI A VEZ DE PIMPIM, JUVENAL E CIA DIZER NÃO AO ATUAL SISTEMA ADMINISTRATIVO DE BURITI DOS LOPES.
PARABÉNS AO PT PELA DECISÃO.
CHEGA DE HUMILHAÇÃO!!!!!

Henrique Nascimento disse...

A oposição unida jamais será vencida!
Vamos todos juntos nessa grande união para derrotar o candidato da prefeita.

PAULO CÉSAR disse...

TAMBÉM CONCORDO QUE ESSE É O MELHOR MOMENTO PARA DERROTAR ESSE GRUPO QUE AÍ ESTÁ E QUE NOS ÚLTIMOS ANOS NADA FEZ PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOSSO MUNICÍPIO.
PELO CONTRÁRIO: O QUE TEMOS PRESENCIADO ULTIMAMENTE SÃO MUITAS LAMENTAÇÕES DE UM POVO QUE ACREDITOU NESSE GOVERNO E HOJE TEM A CERTEZA DE QUE NÃO DEVEMOS VOTAR EM CANDIDATO QUE VAI PRA REELEIÇÃO.
TUDO PORQUE NO FIM DE TUDO ELES ACABAM COMPROMETENDO A MÁQUINA E PASSAM OS 4 ANOS SOMENTE PAGANDO CONTAS DE CAMPANHA.

EVANDRO SILVA disse...

AINDA NÃO TENHO CANDIDATO A PREFEITO EM BURITI, MAS DIGO QUE É POR CONTA DE TODO ESSE CAOS QUE ACONTECE POR AQUI QUE NÃO VOTO EM CANDIDATO APOIADO POR ESSA ADMINISTRAÇÃO.

Kleiton Mendes disse...

Essa será a verdadeira vitória do povo buritiense contra o autoritarismo que foi implantado dentro de nossa cidade.