quinta-feira, 8 de março de 2012

E O PRESIDENTE NÃO FAZ NADA PARA SOLUCIONAR

Vereadores faltam com frequência em Buriti dos Lopes e não são punidos
Faltaram aos trabalhos de quarta-feira os vereadores Jarbas Fortes e Roberto da Coroa, ambos do PMDB, partido ao qual é liderado no município pela prefeita municipal.

Em clima de bastante expectativa e na mesma proporção frustração, a Câmara Municipal de Buriti dos Lopes, iniciou seus trabalhos referentes ao mês de março de 2012 na noite de quarta-feira (07) como terminou o mês de fevereiro. Vereadores continuam faltando às sessões ordinárias e mesmo com seus respectivos mandatos ameaçados pelo acúmulo de faltas em sessões, alguns insistem na infração, pois nunca são punidos.

A surpresa foi à ausência do vereador Jarbas Fortes (PMDB) que deveria comparecer a sessão para reassumir sua vaga depois de uma longa licença médica e justificar seus vultosos salários exatamente com o comparecimento nas sessões. Mas, mesmo depois das repercussões negativas na cidade e região por conta da ausência no mês passado em todas as sessões por parte do seu substituto Olavo Machado (PMDB), os vereadores da base aliada da prefeita Ivana Fortes (PMDB) continuam insistindo em não comparecer ao trabalho para o qual foram habilitados pelos eleitores de Buriti dos Lopes em 2008.

Faltaram aos trabalhos de quarta-feira os vereadores Jarbas Fortes e Roberto da Coroa, ambos do PMDB, partido ao qual é liderado no município pela prefeita municipal.

Se nas primeiras semanas de aula, digo de sessões, os alunos, digo os vereadores, não estão comparecendo a sala de aula, digo, plenário da Câmara, dá para imaginar como estes se comportarão durante o ano legislativo de 2012, em que acontecem as eleições municipais e praticamente todos serão candidatos à reeleição.

Aí cabe um acompanhamento sistemático do Ministério Público Eleitoral, da sociedade/eleitora de Buriti dos Lopes e dos olhos vigilantes da imprensa buritiense. Acompanhando as sessões e divulgando os nomes desses faltosos para que os eleitores buritienses digam um NÃO bem grande nas próximas eleições.


Apesar desta apatia, falta de apetite e de compromisso político-institucional de alguns vereadores, parece que a sociedade buritiense está pouco incomodada com este descaso dos seus representantes e existe possibilidade concreta de alguns ‘faltosos’ serem reeleitos, o que nos assusta pela omissão da sociedade.

Considerando ser um ano eleitoral e a necessidade de ampliar nosso olhar vigilante sobre a atividade dos parlamentares, vamos divulgar neste espaço, periodicamente, as ações dos parlamentares, inclusive o não cumprimento de suas prerrogativas preconizadas pelas Constituições Federal e Estadual, Lei Orgânica do Município e Regimento Interno da Câmara Municipal de Buriti dos Lopes.

Na sessão de ontem compareceram os vereadores Juscelino Duarte (PDT), Iranildes Braga (PDT), Jaqueline Brito (PMDB), Das Chagas (PV), Júnior Percy (PTB), Pedro Rodrigues (PTB) e Odemil Val (PSD).

A vereadora Iranildes Braga apresentou um Requerimento exigindo informações sobre o funcionamento do PSF (Programa Saúde da Família) no município de Buriti dos Lopes, tanto das equipes da zona urbana como da zona rural. O requerimento foi votado e aprovado apesar de uma pequena resistência de alguns parlamentares da base governista.

Já o vereador Das Chagas apresentou um Indicativo de Projeto de Lei, sugerindo que seja criado um sistema de “bolsa de estudo”, para os alunos músicos que fazem parte das atividades da Banda de Música Municipal João Batista Amaral, do município de Buriti dos Lopes.

Por: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo (Portal Boca do Povo)

Um comentário:

Augusto Silva disse...

E a população pode ter certeza que os vereadores que são do lado da prefeita vão continuar fazendo o que bem querem porque o presidente daí é conivente e não tem coragem de punir-los.