sábado, 17 de março de 2012

ATENÇÃO PESCADORES DE BURITI DOS LOPES E REGIÃO!

Prazo para requerer o seguro-defeso 2011 é prorrogado até o dia 30 de março
O coordenador do SINE, Ubirani Rocha, assegurou que todos os cadastrados no seguro 2011, vão receber as quatro parcelas de uma só vez até o próximo dia 20.

O prazo para requerer o seguro-defeso, que encerraria na sexta-feira (16), foi prorrogado até o dia 30 de março. O anúncio foi feito pela superintendente regional do trabalho, Paula Mazullo, em audiência pública promovida pela Comissão de Administração da Assembleia Legislativa do Piauí, na Câmara Municipal de Parnaíba, que reuniu mais de 600 pescadores do litoral piauiense e de municípios como Murici dos Portelas, Piracuruca, Caxingó e Buriti dos Lopes.

O evento, proposto pelo deputado Cícero Magalhães (PT) discutiu o atraso no pagamento e as dificuldades para cadastramento no seguro-defeso, benefício concedido aos pescadores pelo Governo Federal no período de reprodução do pescado. Cada trabalhador recebe quatro parcelas no valor de um salário mínimo.

Dos quase 35 mil pescadores do Estado, muitos ainda não receberam o pagamento relativo ao ano de 2011. O SINE - Sistema Nacional do Emprego e o Ministério do Trabalho são os órgãos responsáveis pela concessão. Um grande obstáculo, segundo os trabalhadores, é a burocracia. "A gente chega 5 horas da tarde no SINE, dorme para não perder a vaga. Muitas pessoas passam mal, desmaiam de fome esperando" reclamou Lucimar Sousa, da colônia Z-7, de Ilha Grande.

"Se a gente pára de pescar por força da lei, temos que receber o que é de direito", afirmou o presidente do Sindicato dos Pescadores Artesanais de Parnaíba, Francisco Rodrigues.


O coordenador do SINE, Ubirani Rocha, assegurou que todos os cadastrados no seguro 2011, vão receber as quatro parcelas de uma só vez até o próximo dia 20. "Vamos nos esforçar para que o atendimento esse ano, comece um mês antes do prazo e assim não atrase”.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo) / Fonte: Chamada Geral

Nenhum comentário: