segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

JULGAMENTO DA PREFEITA DE BURITI DOS LOPES


O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí atendendo pedido da defesa adiou pela segunda vez o julgamento marcado para esta segunda feira (06/12), envolvendo a cassação da prefeita de Buriti dos Lopes, Francisca Ivana Fortes e a vice Elcira Castelo Branco Percy, por compra de votos. O relator do processo é o Juiz Federal Marcelo Carvalho Cavalcante de Oliveira.

A alegação desse segundo adiamento foi por conta de motivos de saúde do advogado de defesa e da ré. A corte adiou para quinta-feira (09/12) a nova data do julgamento, agora não tendo mais como ser adiada, podendo na próxima seção judiciária ser julgada a revelia.

Inicialmente o julgamento estava marcado para o dia 23 de novembro, tendo sido remarcado para sessão desta segunda feira, (06.12) a partir das 08:30 horas. O primeiro adiamento foi também a pedido dos advogados da prefeita que alegaram que estariam viajando para o estado do Maranhão defendendo outra causa do TRE que foi marcada anterior a esta ação, portanto, com prioridade.

A AIME - Ação de Impugnação de Mandato Eletivo foi proposta pelo vereador Juscelino Duarte Val (PDT) que recorreu da decisão do Juiz da 33ª Zona Eleitoral. Ivana Fortes é acusada da prática de conduta vedada e captação ilícita de sufrágio.

No TRE a AIME tramita desde novembro de 2009 e a Procuradoria Regional Eleitoral no Estado Piauí - PRE-PI se manifestou pelo conhecimento e provimento do recurso de Juscelino Duarte Val reformando a decisão que julgou improcedente a AIME. Ivana Fortes foi reeleita prefeita de Buriti dos Lopes em 2008 com 6.746 votos, 59,07% dos votos válidos.

Nenhum comentário: