quarta-feira, 19 de setembro de 2012

ELEIÇÕES 2012

Justiça Eleitoral reúne representantes de coligações para ajuste de conduta em Buriti dos Lopes
Está proibida até o dia da eleição, a utilização de fogos de artifícios e carreatas pelas coligações.


A Justiça Eleitoral da 33ª Zona Eleitoral de Buriti dos Lopes voltou a se reunir com representantes das coligações buritienses “Seja + 1. Somos milhares!” e “Unidos por um Buriti melhor!”, na tarde de terça-feira (18). Coordenadores de campanhas, assessores jurídicos, candidatos a prefeito e vice, delegado de polícia e Polícia Militar participaram. 



O encontro ocorreu no Fórum Dr. Hilson Bona, Centro, Buriti dos Lopes, com objetivo de esclarecimento e possível assinatura do termo de ajustamento de conduta para o período remanescente da campanha eleitoral de 2012.

A reunião foi conduzida pelo juiz e promotora eleitorais, respectivamente Dr. Carlos Marcello Sales Campos e Dra. Francineide de Sousa Silva. Durante mais de duas horas os dois voltaram a explanar sobre a legislação, tendo enfatizado a necessidade de os partidos adotarem campanhas honestas, sem poluição sonora e com respeito ao eleitorado. Ainda, conforme ficou combinado, responsáveis por cada grupo que disputará a eleição fizeram alguns acordos, a qual lavrou um termo de ajustamento de conduta, a fim de adequar o formato das propagandas e campanha.

Após o desabafo dos candidatos, o Ministério Público propôs como medidas para continuidade da campanha eleitoral o seguinte:

Veículos – campanha móvel – A propaganda móvel somente será permitida a partir de hoje se os veículos forem levados a Delegacia para aferição do nível sonoro, através de decibelimetro, e assinatura de termo, pelos motoristas dos veículos e do representante da coligação e ainda que não serão permitidos a utilização do som com os veículos parados. Em caso de desrespeito do nível sonoro estabelecido em legislação eleitoral (80 decibéis), haverá cobrança de multa no valor de dois salários mínimos a ser cobrada pessoalmente do motorista respondendo solidariamente o candidato beneficiado com a propaganda a serem revertidas em favor da aquisição de bens e aparelhamento da Delegacia e do GPM, bem como haverá a apreensão do veículo que só será liberado após o dia das eleições. PROPOSTA ACEITA POR UNANIMIDADE.

Fiscalização das coligações entre si – Será respeitado, pelos candidatos e cabos eleitorais, o limite de vinte metros para utilização de equipamentos fiscalizatórios resalvados os direitos individuais quanto a possíveis violações da liberdade de ir e vir. PROPOSTA ACEITA POR UNANIMIDADE.

Utilização de fogos de artifícios – Acordam o Ministério Público, candidatos e representantes das coligações que não serão utilizados até a data das eleições.

Carreatas: Acordam o Ministério Público, candidatos e representantes das coligações que NÃO HAVERÁ MAIS CARREATAS A PARTIR DESTA DATA.

Foi proposto pelo representante da coligação “Unidos por um Buriti melhor!”, senhor Juscelino Val, a ratificação do termo de conduta anterior que estipulava o horário de visitas até às 22 horas, o que foi aceito por todos os presentes.

Finalmente, o Mistério Público advertiu que diante dos últimos acontecimentos ocorridos em razão de relato de perseguições dos adversários, ficam cientificados que se ocorrer à prática de qualquer crime, a responsabilização deste recairá não somente na pessoa do autor, mas também do político beneficiado com o ato.

Em conversa na manhã de hoje (19) com o editor deste blog, a promotora de Justiça desta Comarca Dra. Francineide de Sousa Silva, pediu que a população também seja fiscalizadora e que se observar algum abuso por parte de candidato ou membros de coligações, eles podem acionar a Polícia e o Ministério Público e denunciar.

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

3 comentários:

Fátima Silva disse...

Visitas até 22h. Que pena não haver policiamento suficiente para realizar a fiscalização pois sabemos que isso talvez não seja cumprido por alguns. Vamos ficar de olho eleitores.

Maria do Socorro disse...

Fico feliz que os candidatos (civilizados como são) tenham aceito determinados limites. Na última vez que estive em Buriti duas carreatas quase que simultâneas tiraram o sossego de todos. Foi horrível! Espero que cumpram o acordo. Será melhor para todos. Pois o povo certamente não escolhe seu candidato pelo que faz mais barulho. Parabéns à justiça de Buriti. O povo merece respeito.

João josé dos Santos disse...

É isso mesmo Maria do Socorro esses povo pensa q/ com gritaria nas ruas e com paredão elege candidatos.Aki no conjunto era um inferno ningém conseguia mas ouvir nada e nem tão pouco crianças dormiam,parecia mas um bandos de loucos .Graças a Deus tudo voltou ao normal e a ¨PAZ¨ja começa a reinar em nossa kerida Buriti terra de todos nós, ñ de bagunceiros q/ confundem politica com politicagem vizando só seus interesses e o povo q/ se dane.Parabéns a Justiça valeu,o povo merece respeito.