sábado, 15 de setembro de 2012

INADIMPLENTES

TCE bloqueia contas de 13 prefeituras e 16 Câmaras
Novamente o bloqueio ocorreu por conta da inadimplência na prestação de contas dos órgãos.


Lista atualizada do Tribunal de Contas do Estado (TCE) divulgada na sexta-feira, dia 14, mostra que o órgão fiscalizador bloqueou as contas de 13 prefeituras e 16 câmaras municipais do Piauí. A decisão do TCE, tomada em plenário, ocorreu por conta da inadimplência na prestação de contas dos órgãos. Pelo menos a cada 15 dias, o Tribunal divulga a relação das prefeituras e Câmaras que não apresentaram seus balanços financeiros dentro do prazo.  


Na relação aparecem as prefeituras de Capitão Gervásio Oliveira, Curralinhos, Demerval Lobão, Jacobina do Piauí, Jerumenha, Juazeiro do Piauí, Landri Sales, Massapê do Piauí, Matias Olímpio, Passagem Franca do Piauí, Patos do Piauí, Pavussu e União.

De acordo com informações do TCE, as Câmaras com as contas bloqueadas são Caracol, Cocal dos Alves, Coronel José Dias, Cristino Castro, Curralinhos, Domingos Mourão, Esperantina, Itaueira, João Costa, Marcolândia, Murici dos Portelas, Pedro II, Rio Grande do Piauí, São João do Arraial, Sebastião Barros e Sigefredo Pacheco. 

Os gestores públicos são obrigados a prestar contas mensalmente, e têm um prazo de até 60 dias após a conclusão do mês para entregar os balancetes, tanto pelo sistema SAGRES (a prestação de contas eletrônica), quanto por meio de documentação complementar. As contas dessas prefeituras serão liberadas tão logo os gestores se regularizem junto ao Tribunal. A medida, segundo o TCE, é tomada como forma de fazer com que prefeitos e vereadores apresentem suas contas, garantindo o princípio da transparência. 

Edição: Frank Cardoso / Fonte: Portal O Dia

Nenhum comentário: