sexta-feira, 25 de abril de 2014

DESTAQUE

Denúncia publicada no ‘Boca do Povo’ sobre ‘água lama’ distribuída pela Agespisa em Murici dos Portelas vai parar da TV
O site cidadeverde.com e a TV CIDADE VERDE deram destaques a denúncia publicada neste blog na última quinta (24). VEJA A MATÉRIA COMPLETA!


Murici dos Portelas compra água mineral para não suspender aulas
Prefeito admitiu que a situação tem se agravado deste a última quarta.

Internautas repercutiram, pelas redes sociais, imagens da água distribuída no município de Murici dos Portelas, a 261 km de Teresina. Em entrevista ao Cidadeverde.com, o prefeito Ricardo do Nascimento Martins Sales disse que a situação tem se agravado desde a última quarta-feira (23) e que a prefeitura está comprando água mineral para abastecer escolas municipais. 


"A água está totalmente imprópria para o consumo e estamos comprando água mineral para não ter que suspender as aulas. Os utensílios das escolas estão sendo lavados com água vindas de carros-pipas", disse o prefeito. 

Segundo o gestor, a Companhia de Água e Esgoto do Piauí- Agespisa já foi notificada e vários ofícios já foram enviados à empresa. Além da qualidade da água, o prefeito de Murici dos Portelas destaca ainda o abastecimento irregular devido a problemas com o fornecimento de energia, insuficiente para suportar a demanda da região. 


O estudante Marcos Araújo, que registrou as imagens na própria residência, nesta semana, conta que para suprir as necessidades diárias, a família filtrava a água com um pano. 

“Não temos condições de usar essa água pra nada, nem para lavar roupas, louças e muito menos para beber ou preparar alimentos. A situação agora é um pouco melhor, mas o problema é reincidente. A água vem uns dias limpa  e em outros é muito suja, com cor de barro e mau cheiro", conta o estudante.

Em nota, a assessoria da Agespisa informou que um problema na válvula no setor de captação de água ocasionou a alteração na cor do líquido, porém a qualidade da água não teria sido afetada. A empresa informou ainda que já enviou equipes ao município e que o abastecimento deverá ser normalizado na tarde de hoje (25). 

Confira a nota da Agespisa

A Agespisa informa que uma válvula do setor de captação de água da Estação de Tratamento da cidade de Murici dos Portelas foi danificada devido às oscilações de energia ocorridas nas noites de quarta e quinta. Em conseqüência, o reservatório secou. Ao retomar o abastecimento, os sedimentos depositados na tubulação foram arrastados, o que provocou uma alteração temporária na cor da água, mas sem afetar a qualidade do produto.

A empresa tentou fazer o reparo, mas foi necessária a substituição da peça. Uma equipe foi enviada à cidade na manhã de hoje (25) para realizar o serviço e a previsão é que o abastecimento seja normalizado no período da tarde.

A Agespisa tem destinado importantes investimentos para Murici dos Portelas. Até o final do mês de maio, a empresa conclui a implantação do sistema de esgotamento sanitário da cidade, onde estão sendo aplicados R$ 6,4 milhões recursos da Codevasf.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: Graciane Sousa (cidadeverde.com)

Nenhum comentário: