segunda-feira, 28 de abril de 2014

VACINA

Prefeitura de Caxingó realiza DIA D da campanha de vacinação
O lançamento da campanha aconteceu no Centro de Saúde Clarindo Rodrigues de Carvalho na sede do município.

A Prefeitura Municipal de Caxingó, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou neste sábado (26), o dia “D” da Campanha de Vacinação contra a Gripe no município. O lançamento da campanha aconteceu no Centro de Saúde Clarindo Rodrigues de Carvalho na sede do município. Nas próximas semanas equipes da Secretaria de Saúde serão destinadas a todos os postos de saúde da zona rural, afim de imunizar 80% das pessoas que se enquadram nos requisitos para a vacinação.


Estão aptos para tomar a vacina crianças de 6 meses e menores de 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, presos e quem tem doenças crônicas. A campanha segue até dia 9 de maio e segundo o enfermeiro do PSF (Programa Saúde da Família) Fabio Mota o objetivo da Secretaria de Saúde é atingir a meta proposta para esta campanha. "É muito importante que as pessoas que podem ser imunizadas compareçam as unidades de saúde e tomem a vacina", explicou Fabio Mota. A vacina é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos.


Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. A influenza é uma doença respiratória aguda causada pelo vírus H1N1 transmitido de pessoa a pessoa por meio de tosse ou espirro. Sendo assim, a vacina contra a influenza H1N1 evita crise respiratória e gripe, e não tem efeitos colaterais complicados. Seus efeitos são os mesmos de qualquer outra vacina (dor local, febre baixa e mal-estar nas primeiras 48 horas após a aplicação). Para receber a dose é necessário apresentar a carteirinha de vacinação, caso tenha perdido deve se informar junto ao responsável de qualquer unidade.


Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: Ascom

Nenhum comentário: