sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

IMPOSTO

Pagamento do IPVA iniciou na quinta (02) e Sefaz divulga tabela de pagamento
O preço determinado na tabela é utilizado como base de cálculo. Contribuinte pode optar por pagar valor total do IPVA em uma única parcela.

O pagamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) teve início na quinta-feira (02) e a Secretaria de Fazenda do Piauí (Sefaz) divulgou a Tabela FIPE deste ano, que exibe o valor médio atualizado de automóveis. O preço determinado na tabela é utilizado como base de cálculo para a descriminação do IPVA 2014.

Conforme o calendário elaborado pela UNATRI (Unidade de Administração Tributária da Sefaz), os números finais das placas determinarão as datas para quitar a primeira cota ou cota única do tributo. Quem possui veículo com final de placa ‘1’, deverá realizar a quitação. O contribuinte pode optar por pagar o valor total do IPVA em uma única parcela ou em três cotas. Todavia, se o objetivo é obter desconto, o melhor caminho se mostra em optar pelo pagamento em uma única parcela, no qual o abatimento é de 15%.


De acordo com a Secretaria de Fazenda, o valor que será pago por alguns contribuintes sofreu um decréscimo médio de cerca de 4,5% em relação ao ano anterior para os carros usados. A tabela pode ser acessada através do Siatweb (Sistema de autoatendimento), na opção IPVA, disponíveis na página da Sefaz.

Ainda segundo a secretaria, o decréscimo não representou uma queda nas alíquotas utilizadas para o cálculo do valor arrecadado, mas sim uma desvalorização dos carros usados no mercado. "É necessário lembrar que a depreciação dos veículos é um fenômeno que ocorre todos os anos.", disse o Secretário de Fazenda, Silvano Alencar.

Como é calculado o seu IPVA?
Carros novos utilizam uma alíquota de 2% do valor presente na Nota Fiscal. Já para realizar o cálculo do imposto para os usados, são utilizadas as alíquotas seguintes: 2% sobre o valor médio total disponível na Tabela FIPE para motocicletas e ciclomotores; 1% sobre o valor médio total constante na Tabela FIPE para ônibus e caminhões e 2,5% sobre o valor médio total para outros veículos.


Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo) / Fonte: G1-PI

Um comentário:

Unknown disse...

Tá ruim FRANK, não consigo mais acertar num comentário que te satisfaça! Então deixa o blog amarelo baixar o cacete em vocês. Como é que pode cara, vocês no poder, aguentam tudo que o "Chico Régis" fala e ficam calados? Eu só quero ser homem, até o momento em que alguém me calar.