quarta-feira, 23 de novembro de 2022

OPERAÇÃO

Polícia Civil autua suspeitos de furto de energia em Caraúbas do PI e Parnaíba

De acordo com a Equatorial, após ser realizado boletim de ocorrência, os Agentes da Delegacia Estadual de Capturas (DECAP), e um perito da Polícia Civil foram à campo. 

A Policia Civil realizou nessa última semana, uma operação ao combate de furto de energia na região Norte do Piauí. Os alvos eram clientes da Equatorial, que indicavam alto padrão de consumo e se encontravam inadimplentes, autorreligados e clandestinos sem consumo registrado pelo equipamento de mediação.

De acordo com a Equatorial, após ser realizado boletim de ocorrência, os Agentes da Delegacia Estadual de Capturas (DECAP), e um perito da Polícia Civil foram à campo com suporte de equipes técnicas especializadas da concessionária e constaram irregularidades. As ações tiveram inicio no município de Caraúbas do Piauí localizado 275 km de Teresina, em uma fazenda, cuja unidade estava com fornecimento de energia suspenso por inadimplência há mais de 16 meses. Durante a inspeção da equipe, foi constatada a autorreligação da propriedade, realizada por um cliente da empresa, sem mediador de energia.

Foto: Divulgação/ Equatorial Piauí

Ainda de acordo com a Equatorial, o responsável não foi encontrado no local, porém todas as provas da prática criminosa referente ao Art. 155, § 3º do CPB, foram colhidas e apreendidas, além de serem apresentadas na Delegacia de Buriti dos Lopes. Na ocasião, equipes da Distribuidora, em apoio à ação, tiraram um transformador que atendia exclusivamente a fazenda e mais de 300 metros de cabos de fornecimento irregular.

Conforme informações da concessionária, a operação foi para o município de Parnaíba, em um loteamento residencial, a polícia com o apoio técnico da Equatorial, verificaram uma ligação direta de energia, que supria todo o sistema de irrigação da unidade sem que o consumo fosse registrado pela mediação, ocasionando um prejuízo de R$ 100 mil no faturamento da Distribuidora. No local foram apreendidos: três bombas, 200 metros de cabos e 11 caixas de comando. No ano passado, no local já haviam sido encontradas ligações diretas. Durante a ação, uma mulher se identificou como representante da empresa e foi conduzida para a Central de Flagrantes para os procedimentos locais.

Segundo a Policia Civil, a equipe atua de forma constante no combate ao furto de energia, que gera prejuízos não só para as concessionárias de serviço público, mas também para os usuários regulares e sociedade, que perdem com a arrecadação de impostos que poderiam ser destinados a investimentos fundamentais.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Fonte: Viagora

Nenhum comentário: