sábado, 16 de março de 2013

BURITI DOS LOPES

Estudantes universitários lotam prédio da Câmara Municipal em dia de sessão tumultuada
Os boatos de que as vereadoras Jaqueline e Iranildes iriam parar os ônibus se espalharam pela cidade e a revolta foi geral.

Centenas de estudantes universitários buritienses lotaram as dependências da Câmara Municipal de Buriti dos Lopes, durante a sessão ordinária, nesta sexta-feira (15). Tudo porque a principal pauta do dia era a apresentação do Projeto de Lei que trata dos transportes gratuitos aos estudantes universitários do município que estudam em Parnaíba. O Projeto foi encaminhado pelo prefeito Bernildo Val (PR).

Depois de ouvir rumores de que alguns parlamentares poderiam boicotar o Projeto, ele se reuniram e foram pessoalmente pedir ajuda aos vereadores que aprovassem a Lei que beneficiará mais de 300 estudantes.

Os estudantes deixaram de ir à aula nas faculdades e universidades e com cartazes e palavras de ordem se dirigiram para a Câmara, quando por volta das 19h20, desembarcaram de um micro-ônibus dezenas deles. Eles se dirigiram para o prédio da Câmara Municipal onde ocuparam e lotaram todo o plenário. Como a repartição não comportou o volume de pessoas, a maioria dos alunos ficou na escadaria, nas janelas e também na recepção. Gritando palavras de ordens contra as vereadoras Iranildes Braga (PDT) e Jaqueline Brito (PMDB), principais alvos dos manifestantes.

A Câmara ficou pequena com tanta gente
O motivo da revolta seria o fato de uma moradora de Buriti dos Lopes ter tirado fotos dos ônibus com os universitários na semana passada e segundo relatos, a vereadora Iranildes estaria dentro do veículo da moradora. Os boatos de que as vereadoras iriam parar os ônibus se espalharam pela cidade e a revolta foi geral. Na tribuna, a vereadora disse que estava apenas pegando uma carona. Neste momento, estudantes vaiaram a parlamentar. Impacientes eles faziam barulho com conversas e vaias enquanto as vereadoras Jaqueline e Iranildes tentavam se explicar.

O estudante Cerqueira Neto que usou a tribuna da Casa citou que foram até a Câmara em espontânea vontade, “ninguém foi forçado a estar aqui, estamos por livre vontade”. 

Nas janelas as pessoas tentavam acompanhar a sessão
 Apoio

Os vereadores Sancho Escórcio (PV), Odemil Val (PSD), Roberto Silva (PMDB), Bené (PCdoB), Lila (PMDB), Eveline (DEM) e Elcira (PSB) manifestaram apoio aos estudantes e vários fizeram pronunciamento se solidarizando com os universitários. “Vocês vieram no lugar certo, vamos aprovar esse Projeto de Lei custe o que custar”, disse Elcira. Arrancando aplausos dos presentes.

O presidente da Câmara lembrou que o Projeto pode demorar ser votado, uma vez que as vereadoras Jaqueline e Iranildes entraram com uma ação judicial e a Justiça suspendeu temporariamente os trabalhos das comissões. Mas, que tão logo a situação seja resolvida, o Projeto será colocado em votação.




Vereadores de situação

Vereadores de oposição

Vereadora Iranildes tentando se explicar

Cartazes marcaram o protesto


O estudante Cerqueira Neto falou em nome dos universitários

Na lateral do prédio o público lotou para ouvir os pronunciamentos

Vereadora Jaqueline discute com estudantes
Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

2 comentários:

Elis Bertoldo disse...

É lamentável que tenhamos que presenciar este tipo de comportamento por parte de pessoas que se dizem representantes da juventude em Buriti dos Lopes. Estes fatos lembram os tempos de ditadura, estas só podem compartilhar do tipo de poder exercido nesta época. Senhoras vamos evoluir!!! e até entendo seus modos de agir, é melhor para vocês, pois uma população sem educação lhes convém no sentido de uma manipulação em seu favor, mas tenho certeza que ao contrario de vocês a população jovem de Buriti sabem da importância do estudo em suas vidas da evolução que causa e não vão se deixar intimidar vão lutar por seus direitos. Evoluam pessoas retrógrados.

Fátima Silva disse...

Q bom isso acontecer, pois é sinônimo de democracia. Quando eu era universitária sofri muito por causa de transporte para nós, e bem + justo é q muitos desses jovens , tão cedo já estão sabendo q interesses tinham essa corja q comprou voto só pra receber salário alto e não para s preocupar com nossa população. Quantos deles votaram nesses ai.