sexta-feira, 16 de maio de 2014

DIRETO DE BRASÍLIA

Marcha dos Prefeitos em Brasília chega ao fim e gestores voltam esperançosos
O prefeito de Buriti dos Lopes, Bernildo Val assistiu palestras e andou em órgãos públicos resolvendo assunto de interesse do município.

O último dia da XVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios teve agenda cheia, obrigando os prefeitos a uma verdadeira ginástica para não perder a abordagem a alguns assuntos interessantes previstos na agenda do encontro, e a intenção de aproveitar a viagem e visitar alguns gabinetes de Brasília com o chapéu na mão, tentando obter mais algum recurso para seus municípios.


Mostrando muita habilidade nesta atividade, o prefeito Bernildo Val (PR) conseguiu ouvir o pronunciamento do ministro da Saúde, Arthur Chioro, do ministro da Educação, Henrique Paim, e ainda encontrou uma brecha para um encontro no FNDE para tratar de assuntos da “creche inacabada” de Buriti dos Lopes, deixada pela gestão passada. O vice-prefeito Bruno e os vereadores Odemil Val, Bené Ibiapino e Sancho Escórcio acompanharam o prefeito.


Saúde
Quase nenhum Município investe menos do que é Constitucional em Saúde, e ao investir mais de 20% o conjunto de politicas públicas da prefeitura é comprometido. Essa realidade foi confirmada pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, que afirmou: “É um desafio gerir as políticas de saúde dentro de um sistema que é tripartite (União, Estado e Município)”.

Ele mesmo reconhece: “precisamos é olhar, cada vez mais, para a impossibilidade de os Municípios continuarem ampliando seu porcentual de gasto com recursos próprios sob pena de inviabilizar ainda mais o conjunto de outras políticas que são tão importantes e até mesmo fundamentais”. Sendo questionado sobre o estrangulamento das receitas municipais por conta do alto custo do financiamento da Saúde, o ministro disse que deve ser construída uma proposta junto com a população para definir quais medidas podem ser tomadas. 


Educação
Demonstrando estar com o discurso afinado, o ministro da Educação, Henrique Paim, falou sobre a valorização dos professores e programas federais da área, mas não indicou formas para diminuir a burocracia e resolver os problemas do setor apontados pelo movimento municipalista.

O presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Romeu Caputo, acompanhou o ministro. A maioria das perguntas dos gestores eram referentes a questões específicas e, para isso, indicaram que os prefeitos procurem atendimento do FNDE.


O prefeito Bernildo foi um dos que fez perguntas ao Ministro e relatou a situação que recebeu a obra da “creche” na sede do município. Henrique Paim, reconheceu que não só o prefeito buritiense, mas outros prefeitos também receberam esse tipo de problema dos gestores anteriores e se comprometeu em solucionar esses casos.

Fonte: ASCOM / PMBL

Nenhum comentário: