terça-feira, 20 de maio de 2014

COMBATE

Governo do Estado e Ministério da Justiça reforçam o combate às drogas no Piauí
O acordo prevê o repasse de recursos do MJ às polícias militar e civil para atuarem com a PF na prevenção e repressão ao tráfico de drogas.

Foi assinado na manhã desta terça-feira (20), no Palácio de Karnak, o convênio para combate e prevenção aos crimes de narcotráfico no Estado, entre a Secretaria de Segurança e Ministério da Justiça, via Polícia Federal, para o reforço ao combate às drogas. O acordo prevê o repasse de recursos do MJ às Polícias Militar e Civil do Piauí para atuarem em parceria na prevenção e repressão ao tráfico de drogas.

Assinatura de termo de cooperação entre Secretaria de Segurança e Polícia Federal (Foto:Kalberto Rodrigues)
A solenidade serviu para oficializar a parceria já existente entre a Polícia Federal e a Secretaria da Segurança Pública do Estado no combate e prevenção aos crimes de narcotráficos no Piauí.

“Estamos oficializando um convênio que, na realidade, já está sendo executado no Estado, e que é de interesse dos governos Federal e Estadual, no combate às drogas. O Governo do Piauí está dando mais um passo importante, colocando todo o seu aparato junto às Polícias Federal, Civil e Militar no sentido de trabalhar para prevenção e combate às drogas no nosso Estado”, disse o secretário de Governo, Freitas Neto, que representou o governador Zé Filho.

Assinatura de termo de cooperação entre Secretaria de Segurança e Polícia Federal( Foto: Kalberto Rodrigues)
Segundo o superintendente da Polícia Federal no Piauí, Tarcísio de Abreu, o combate às drogas precisa das forças e parcerias dos governos, sem esse esforço fica muito difícil combatê-las. “Estamos reunindo forças para trabalhar com eficácia a questão das drogas no Estado”, disse.

Durante a solenidade da assinatura do convênio, o secretário da Segurança Pública, Luís Carlos Martins, anunciou a aquisição, através do Programa Crack é Possivel Vencer, para a Polícia Militar de 100 pistolas de uso não letal, 300 sprays de pimenta em gel e espuma, que irão reforçar a prevenção e o combate às drogas na capital. “As aquisições de armamentos e veículos fazem parte de uma parceria entre o Governo do Estado e Ministério da Justiça, que estão investindo na realização de ações para o enfrentamento às drogas”, afirmou o secretário.

Luís Carlos Martins assina termo de Cooperação entre Secretaria de Segurança e Polícia Federal( Foto: Kalberto Rodrigues)
Nos últimos meses, o Governo do Estado vem intensificando as ações de combate ao tráfico de drogas, bem como o encaminhamento de usuários ao sistema público de saúde. Esse trabalho ganhou mais um reforço com o lançamento do Programa Crack é Possível Vencer, que visa monitorar os locais onde há o maior consumo de drogas em Teresina.

O Programa Crack é Possível Vencer monitora, com dois ônibus totalmente equipados com ilha de edição que facilita a comunicação entre os comandantes e os policiais que atuam nas ruas, as áreas afetadas na capital. Também foram entregues pelo Governo do Estado em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), quatro carros e oito motos, que são divididos em dois quadrantes de atuação.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: Ccom

Nenhum comentário: