quinta-feira, 8 de maio de 2014

CRIMINALIDADE

Comerciante põe faixa pedindo para não ser assaltado por ladrão no Piauí
Padaria de Ivanildo Mendes foi assaltada três vezes somente em abril. Outros comerciantes da Av. Pedro Valetim reclamam do mesmo problema.

Ivanildo mostra a faixa estendida na porta do comécio (Foto: Catarina Costa/G1)
Cansado dos constantes assaltos ao seu estabelecimento no bairro Santa Fé, na Zona Sul de Teresina, o comerciante Ivanildo Barbosa Mendes decidiu montar uma faixa pedindo para não ser mais roubado. Somente no mês de abril, sua padaria foi alvo de criminosos três vezes e as ocorrências acontecem com frequência nos 30 pontos comerciais localizados ao longo da Avenida Pedro Valetim.

Padaria de Ivanildo foi assaltada três vezes apenas
em abril (Foto: Catarina Costa/G1)
"A ideia da faixa foi uma maneira que encontrei para expor a minha revolta com os governantes, que deveriam ajudar os comerciantes. Porque a polícia até tem (ajudado), passa aqui, mas não desce para abordar o ladrão, que nunca é preso. Já cheguei a registrar 14 boletins de ocorrências somente nos sete anos que tenho esse ponto", declarou.

Para evitar a ação dos criminosos, o comerciante contou ter instalado câmeras de segurança e sensores, mas mesmo assim não conseguiu inibir os assaltantes. Como alternativa, ele os funcionários não utilizam mais celulares com medo de serem roubados, deixam pouco dinheiro no caixa e muduram o horário de funcionamento da padaria, fechando as portas entre as 12h e as 15h.

Após assalto, Alexandro Gomes foi levado no
bagageiro de seu carro (Foto: Catarina Costa/G1)
"A maioria dos assaltos acontecem na parte da manhã e normalmente por três pessoas, sendo dois menores. O último, do dia 29 de abril, foi o único registrado a tarde, e nesse os ladrões chegaram até a levar o dinheiro e pertences dos clientes. Não aguentamos mais essa situação", disse.

O farmacêutico Alexandro Gomes também reclamou da violência e destacou trabalhar de acordo com o horário dos ladrões, fechando por muitas vezes o estabelecimento mais cedo. Ele falou que em um dos roubos chegou a ser levado no bagageiro do carro pelos assaltantes.

A empresária Ana de Sousa é outra que perdeu a conta do número de assaltos ao seu mercadinho e admitiu não registrar boletim, pois sabe não haver garantia do dinheiro de volta. "Geralmente são menores, que já chegam ameaçando se acionarmos a polícia e levam sempre dinheiro e cigarro. Da última vez eles foram tão ousados e chegaram a levar a gaveta do caixa", comentou.

Após dois roubos, Manoel José instalou grades nas portas do comércio (Foto: Catarina Costa/G1)
Os comerciantes destacaram que a situação é ainda pior na parada de ônibus do antigo terminal do bairro, onde até os pedestres que aguardam o ônibus são vítimas e as lojas funcionam com grades de proteção. Dono do mercadinho localizado na frente do ponto, Manoel José Campelo disse ter aguentado somente dois furtos e decidiu instalar as grades. "Eu me sinto preso, mas se não tivesse adotado isso, já teriam levado até as prateleiras. Hoje, ser comerciante é uma área de risco, infelizmente a situação está terrível", frisou.

O subcomandante de policiamento da capital, coronel José Albuquerque, informou que a Companhia do Promorar estar trabalhando há mais de um mês com efetivos de outros batalhões na tentativa de diminuir o número de crimes na região. "Temos uma redução considerável no número de homicídios e agora vamos montar ações para coibir estes pequenos delitos e encaminharemos viaturas novas, já que a companhia é responsável pela segurança de 30 bairros", contou.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: G1-PI

Um comentário:

Manoel Messias Brasilia df disse...

padaria,pequenos mercados e postos de combustiveis,viraram CAIXA ELETRONICO de BANDIDOS,ou seja,o comerciante,tem que repartir os lucros com eles e os Governos.o comerciante e o cidadao presos,e os bandidos soltos.