quarta-feira, 4 de julho de 2018

DESCASO

Crise na saúde pública de Buriti dos Lopes faz município perder equipe do PSF
O município não obedeceu aos prazos e sofreu o descredenciamento de uma equipe. Com isso, a população deixa de ter mais um médico, um dentista, enfermeiro, dentre outros profissionais da área que compõe uma equipe do Programa Saúde da Família.

As ações negativas da administração do prefeito Júnior Percy (PP) na saúde pública do município atingiram agora o Programa Estratégia Saúde da Família (PSF). O desmantelo é tão grande que a população buritiense ficará sem uma equipe do PSF por incompetência das pessoas que estão à frente da Secretaria Municipal de Saúde.

Prefeito Junior Percy e a esposa Francilurdes Percy, secretária municipal de Saúde.
De acordo com a Portaria nº 1.717, de 12 de junho deste ano, o município de Buriti dos Lopes deixou de atender às exigências do Ministério da Saúde, perdendo uma equipe de Saúde da Família. Na prática o Ministério descredenciou a 10ª equipe que havia sido criada e cadastrada ainda na gestão do ex-prefeito Bernildo Duarte Val. Com isso, o município fica com apenas 09 equipes, ou seja, a população deixa de ter mais um médico, um dentista, enfermeiro, dentre outros profissionais da área que compõe uma equipe do PSF.

Abaixo a redação final da referida portaria:

Art. 1º Ficam descredenciadas as Equipes de Saúde da Família (ESF) dos Municípios descritos nos anexos, em razão dos descumprimentos do prazo estabelecido na Portaria de Consolidação nº 2/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, para cadastramento no Sistema Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (SCNES).

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.




Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: