terça-feira, 30 de julho de 2013

DESRESPEITO

DENÚNCIA! Sesapi convoca aprovados no concurso de 2011 e deixa os primeiros de fora 
Estão sendo chamados médicos, enfermeiros e técnicos administrativos. No município de Parnaíba estão sendo chamados cinco enfermeiros e os três primeiros colocados ficaram de fora da lista.


A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) divulgou na última quinta-feira (25) uma nova lista de convocação referente ao concurso de 2011. Estão sendo chamados para se apresentarem médicos, enfermeiros e técnicos administrativos. Os profissionais atuarão nas cidades de Teresina, Bom Jesus, Picos, Parnaíba e Valença.

No município de Parnaíba estão sendo chamados cinco enfermeiros. E o que tem deixado muita gente revoltada, é que a Sesapi chamou cinco aprovados, e desrespeitou a lei, deixando o 1º, 2º e 3º colocados de fora da lista, chamando ‘misteriosamente’ o 4º, 5º, 6º, 7º e 8º colocado.

O blog Portal Boca do Povo recebeu uma denúncia do enfermeiro Raylton da Silva Cardoso classificado em 2º lugar no concurso. Veja o que relata o jovem enfermeiro que está revoltado e promete acionar a Justiça!

VEJA ABAIXO!

A SESAPI (Secretaria de Saúde do Estado) lançou um edital em setembro de 2011, disponibilizando vagas de nível médio e superior para diversas cidades do Estado do Piauí. O resultado do certame foi divulgado em meados março de 2012 e publicado no Diário Oficial do Estado. Em virtude da imensa quantidade de profissionais CONTRATADOS em todo o estado e sob pressão do Ministério Público esse concurso teve que ser realizado. Entretanto, passado mais de um ano da publicação do resultado, o Estado ainda não convocou todos os aprovados.

Para o cargo de enfermeiro, por exemplo, o Estado convocou parcialmente os aprovados de todos os territórios do Estado, exceto o território PLANÍCIE LITORÂNEA, que tem como município sede a cidade de PARNAÍBA. Como o Estado não se pronunciou, nem forneceu explicações acerca de uma provável convocação alguns aprovados recorreram à Justiça. E então na última quarta feira (24/07/13) o Estado resolveu convocar os profissionais enfermeiros para a cidade de Parnaíba, obedecendo a um mandado da justiça. Porém, os 8 (oito) aprovados não foram convocados, o Estado convocou do 4º ao 8º colocado, paradoxalmente deixando de fora dessa convocação o 1º; o 2º e o 3º colocado, saltando, dessa forma, uma ordem criteriosa de classificação, ferindo o Edital do certame que coloca no artigo 10.1, da página 19 do edital em anexo, a seguinte citação: "O provimento dos cargos dar-se-á conforme as necessidades e possibilidades da Secretaria de Administração do Piauí, seguindo rigorosamente a ordem de classificação final dos candidatos dentro do Território concorrido, cabendo aos candidatos aprovados, na ordem de classificação, optarem pelas vagas destinadas aos municípios do Território para a qual concorreu." 

VEJA O QUE DIZ O ARTIGO 10.1 DA PÁGINA 19 DO EDITAL
Entramos em contato com a SESAPI na segunda-feira (29) pela manhã e a Secretaria nos informou que o Estado realmente não tem intenção de convocar tais aprovados e com isso se quisermos conquistar de fato a vaga que já é nossa por DIREITO deveremos ASSIM COMO OS CANDIDATOS QUE FORAM CONVOCADOS recorrer também à Justiça. Isso evidencia então que o candidato a uma vaga no serviço público, além de se preparar, estudar e vencer seus concorrentes na disputa pelas vagas ainda deve ter disponibilidade para requerer judicialmente a sua vaga, pois do contrário sua convocação não se efetivará. 

Sabemos que pro Governo do Estado é mais VANTAJOSO manter profissionais contratados do que convocar os APROVADOS no concurso, porém isso se configura uma verdadeira molecagem e falta de respeito para com a sociedade piauiense de uma forma geral. 

Envio em anexo o resultado oficial do concurso da SESAPI, com a ordem criteriosa de classificação dos aprovados, o edital, que é a lei do certame e também estamos enviando a lista com a recente convocação da SESAPI e divulgada no Diário Oficial do Estado. 

Compartilho com vários amigos, colegas, conhecidos e outras pessoas a profunda indignação com o tamanho descaso que o atual Governo do Estado do Piauí tem com os serviços de Saúde no nosso estado.

RESULTADO OFICIAL DO CONCURSO. OS TRÊS PRIMEIROS FORAM EXCLUÍDOS.

LISTA DIVULGADA PELA SESAPI QUE DEIXA OS TRÊS PRIMEIROS DE FORA

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo) / Informações de Raylton S. Cardoso 

4 comentários:

Riba Cardoso disse...

Confiamos no ministério público e acreditamos que a justiça vai proceder nosso pedido.

Celso Araújo (Teresina-PI) disse...

Rapaz, isso é um típico caso de Polícia. Que falta de respeito para com os três primeiros colocados. Que critério a Secretaria usou? Será que foi "dedo" político? Só pode. Não tem outra explicação. Vocês têm que acionar urgente o Ministério Público para prender o Secretário de Saúde do Estado ou quem autorizou a nomeação dos convocados. Que país é esse? Onde são violados os direitos básicos do cidadão? Ora, senhores, se você obteve uma classificação superior aos seus concorrentes como que pode ficar de fora de uma convocação? Isso é um absurdo! Nunca ouvi falar de tal fato em outro estado da federação, só mesmo no Piauí. Isso é uma palhaçada. Polícia Federal. MP e OAB têm que intervir nisso urgente para o bem do estado democrático de direito. Eu, como profissional da área, me solidarizo à luta dos 3 primeiros colocados no certame. Abraço!

MARIO SERGIO disse...

INFELIZMENTE É ASSIM QUE AGE ESSES GOVERNOS TEM QUE ACIONAR MESMO A JUSTIÇA PORQUE ESSE GOVERNADOR É UM DESASTRE.

Raylton Cardoso disse...

Caro Celso Araújo provavelmente amanha às 19hrs sairá no Jornal da TV Clube uma matéria sobre esse caso do concurso da SESAPI, inclusive mostrarão essa absurda convocação parcial que divulgaram no site da SESAPI. Alguns candidatos aprovados irão falar sobre o caso. E um representante da SESAPI provavelmente irá participar também, respondendo às perguntas dos aprovados e classificados. Estou ansioso pra escutar o que o Governo do Estado tem a falar sobre o caso. Será que a simples comprovação com provas claras e documentadas da existencia de inúmeros profissionais irregulares trabalhando no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) em Parnaíba, como já foi mostrado, já num seria suficiente para que o Estado convocasse os aprovados?