domingo, 21 de julho de 2013

ABASTECIMENTO E SANEAMENTO

Prefeitos da Planície Litorânea realizam encontro em Buriti dos Lopes com técnicos da FUNASA
O prefeito Bernildo Val, de Buriti dos Lopes, deu as boas-vindas aos presentes e agradeceu a presença de todos.

O Consócio de Prefeitos da Planície Litorânea do Piauí esteve reunido na manhã do último sábado (20) na cidade de Buriti dos Lopes para evento de interesse das onze cidades que compõem a entidade, o encontro teve como pauta: palestras com técnicos da FUNASA - Fundação Nacional de Saúde.


Na ocasião também estiveram presentes o vice-governador, Moraes Souza Filho, o deputado federal Júlio César (PSD), os deputados estaduais Deusimar Brito (PSDB) e Juliana Moraes Souza (PMDB), além de técnicos e assessores das prefeituras que foram convidados para ouvir as explicações técnicas de Ruy Gomide Barreira, Diretor do Departamento de Engenharia de Saúde Pública da FUNASA, e do Diretor do Departamento de Saúde Ambiental do mesmo órgão, Antônio Henrique de Carvalho Pires.


Os palestrantes vieram de Brasília para prestar esclarecimentos e informações sobre o Sistema Simplificado de Abastecimento de Água e Planos Municipais de Saneamento Básico. Eles mostraram os caminhos e possibilidades de melhorias para região conforme os planos de ação da FUNASA, mas enfatizaram a necessidade de projetos para que isso se torne realidade.



O prefeito Bernildo Val, de Buriti dos Lopes, deu as boas-vindas aos presentes e agradeceu a presença de todos, em seguida passou a palavra para o coordenador interino do Consórcio de Prefeitos, Florentino Neto de Parnaíba, que apresentou os convidados e introduziu os temas, os colocando como importantes pautas para cidades com até 50 mil habitantes. “Isso mostra que estamos aqui juntos para buscar bons caminhos e melhorias para todas as cidades que estão conosco neste consórcio, independente do município que será beneficiado. Quem ganha com isso é a região”, explicou Florentino.


Também se pronunciaram o deputado federal, Júlio César, e os estaduais Deusimar Brito e Juliana sobre suas pautas de defesa para a região da Planície Litorânea do Piauí na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa do Estado.



Ao final, o vice-governador, Zé Filho, disse estar satisfeito com a mobilização destas cidades. “É muito bom ver aqui a união desses prefeitos, interessados em resolver os problemas que cada município vem enfrentando. O Governo Federal tem sim, uma divida muito grande com o Piauí, mas tenho certeza que com encontros como esse, com o trabalho que o Henrique Pires vem desenvolvendo na Funasa e com grandes projetos vamos conseguir desenvolver o nosso Estado”, afirmou o vice.


O Consórcio de Prefeitos da Planície Litorânea do Piauí é composto pelas cidades de Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Cocal, Cocal dos Alves, Murici dos Portelas, Caxingó e Caraúbas. A próxima reunião da entidade será realizada no município de Cocal durante a primeira quinzena do mês de agosto e deverá contar com a participação de técnicos da Superintendência de Relações Institucionais da Presidência da República.


Os prefeitos de Parnaíba Florentino Neto, de Buriti dos Lopes Bernildo Val, de Cajueiro da Praia Vânia Regina, de Caraúbas do Piauí Manuel Pacheco, de Murici dos Portelas Ricardo Sales, de Ilha Grande Herbet Silva, de Bom Princípio do Piauí Apolinário Costa, de Caxingó Rita Sobrinho, e de Cocal Rubens Vieira, participaram do evento. Logo após o encontro, foi servido um almoço para os presentes.






Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo) 

Nenhum comentário: