sábado, 27 de outubro de 2018

POLICIAL

Ibama apreende pássaros silvestres e gaiolas em Cocal
Os animais apreendidos no município de Cocal serão encaminhados a um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) que trabalha em parceria com o Ibama.

Na manhã desta sexta-feira (26), uma equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu várias aves silvestres mantidas em cativeiro em gaiolas e viveiros de forma irregular no município de Cocal.

Um dos agentes do Ibama disse que a ação é decorrente de denúncias anônimas feitas diretamente a central de atendimento Linha Verde: [(86) 3221-4745; 3221-4701; 3221-4515; e 3221-4773], que informaram endereços (casas) em que os seus moradores criavam animais silvestres da fauna brasileira sem qualquer autorização dos órgãos competentes.


A exemplo do Disque Denúncia do Ibama, o Linha Verde recebe denúncias de crimes ou agressões ao meio ambiente no Piauí, como cativeiro de animais, desmatamento, poluição, caça, acidente com produtos químicos, degradação de área, queimada, e outras infrações ambientais.


O agente ratificou ainda que, geralmente, pessoas que criam aves em cativeiro sem a devida autorização, caso o animal silvestre não esteja em lista de extinção, pagará uma multa de R$ 500 por animal, além de poder estar sob pena judicial de 6 meses a 1 ano. No caso do animal silvestre estar na lista de extinção, a multa passa para R$ 5 mil por cada bicho, e a pena de 1 a 3 anos.



Os animais apreendidos no município de Cocal serão encaminhados a um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) que trabalha em parceria com o Ibama, desenvolvendo atividades técnico-científicas de recepção, identificação, tratamento, manutenção e destinação de animais silvestres apreendidos por diversos órgãos de fiscalização. No Cetas eles passarão por exames clínicos, comportamentais e receberão alimentação adequada por um período de readaptação, para só depois, possivelmente, serem devolvidos à natureza.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: Blog do Coveiro

Nenhum comentário: