segunda-feira, 22 de outubro de 2018

PESQUISA ELEITORAL

BTG/FSB mostra Bolsonaro com 60% dos votos válidos e Haddad com 40%
Os dois oscilaram um ponto percentual, segundo o último levantamento. Na semana anterior, o capitão reformado aparecia com 59%, e o petista com 41%. Haddad tem rejeição de 52%, contra Bolsonaro, com 38%.

A menos de uma semana do segundo turno das eleições de 2018, a pesquisa BTG Pactual/FSB mostrou o candidato Jair Bolsonaro (PSL) com 60% dos votos válidos. Já o presidenciável Fernando Haddad (PT) aparece com 40%. Os dois oscilaram um ponto percentual, segundo o último levantamento. Na semana anterior, o capitão reformado aparecia com 59%, e o petista com 41%. 

O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (22/10). O instituto entrevistou 2 mil eleitores a partir de 16 anos por telefone, nas 27 unidades da federação, entre 20 e 21 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-03689/2018.

Bolsonaro lidera as pesquisas com folga.

Os votos válidos calculados com base na soma das intenções de votos recebidas por todos os candidatos juntos. Ou seja, não são levados em consideração ‘branco’ ‘nulo’ ‘nenhum’. Considerado o número total de votos, Bolsonaro tem 52% das intenções. Ele oscilou 1 ponto percentual para cima segundo a última pesquisa. Já Haddad tem 35%, o mesmo número do levantamento anterior. 

Rejeição e razões de voto 

Haddad tem rejeição de 52%, contra Bolsonaro, com 38%. De acordo com a pesquisa, 85% dos eleitores do deputado dizem que ele é a melhor opção, e 10% votam nele porque querem impedir a vitória do adversário. Já no caso do ex-prefeito de São Paulo, 75% eleitores acreditam que ele é a melhor opção, e 18% não querem que o outro candidato vença. 

No entanto, 76% já dá como "certa" a vitória de Bolsonaro, e apenas 17% acredita que o PT será vitorioso. 

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: CorreioWeb

Nenhum comentário: