segunda-feira, 31 de maio de 2021

18 DE MAIO - FAÇA BONITO

CAXINGÓ - Prefeitura realiza ações em Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Em Caxingó, foi realizada uma caminhada e panfletagem nas ruas, comércios e outros locais da cidade. 

Em alusão a data de 18 de maio, que é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de Caxingó, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta manhã de segunda-feira (31) na sede do município ações para alertar a sociedade e mobilizar no combate desse problema.

De acordo com dados da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, é assustador o número de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no país. Por isso, foi criada esta data com o intuito de ajudar a combater este mal que destrói a vida de milhares de jovens todos os anos.

Na cidade de Caxingó, foi realizada uma caminhada e panfletagem nas ruas, comércios e outros locais. O evento contou com a participação de servidores do poder municipal, Conselho Tutelar e Polícia Militar. As ações vão continuar na zona rural do município.

O prefeito municipal Magnum Cardoso (PP); secretária municipal de Assistência Social, Carolina Carvalho, dentre outros secretários municipais marcaram presença ao evento.

Maio laranja: mês de conscientização

Durante todo o mês de maio a campanha de enfrentamento ao abuso e à exploração infantil é vinculada em meios de comunicação e realizada por órgãos públicos e não governamentais, com panfletos informativos, passeatas e palestras, para alertar a sociedade e mobilizar no combate desse problema.

Diferença entre abuso sexual e exploração sexual

Embora abuso sexual e exploração sexual sejam crimes de violência sexual combatidos nesta data, eles possuem significados diferentes.

O abuso sexual acontece quando um adulto pratica ato libidinoso com uma criança ou adolescente, o que normalmente acontece por parentes ou pessoas próximas à família.

A exploração sexual consiste em usar a criança ou o adolescente como meio de faturar dinheiro, oferecendo o menor de 18 anos como “ferramenta” de satisfação sexual.

Disque 100 e Denuncie

Disque 100: denuncie e ajude a combater a violência contra crianças e adolescentes

No Brasil, o Disque 100 é um serviço gratuito disponibilizado pela Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República que registra denúncias de jovens que se sintam ameaçados ou que sofreram qualquer tipo de abuso ou exploração sexual.

Vale destacar que as denúncias são anônimas e o serviço está no ar 24h, incluindo fins de semana e feriados.

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), outra forma de comunicar a violência é entrar em contato com o Conselho Tutelar da sua cidade.




Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: