quinta-feira, 13 de maio de 2021

EDUCAÇÃO

Prefeito Júnior Percy regulamenta 'Busca Ativa Escolar' para combater a evasão escolar em Buriti dos Lopes

O decreto municipal foi publicado na terça-feira (11) no Diário Oficial dos Municípios. 

A Prefeitura de Buriti dos Lopes, sob o comando do prefeito Junior Percy (PP), não está medindo esforços para elevar a qualidade do ensino prestado na rede municipal. Para isso, vem investindo na educação do município. Uma das ações mais recentes da Secretaria Municipal de Educação foi a adesão à campanha 'Busca Ativa Escolar', do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Na primeira ação da iniciativa, estão sendo realizados um levantamento e um mapeamento das crianças e adolescentes que perderam vínculo com a escola. Ao mesmo tempo em que a escola dá esse primeiro passo, já começa a pensar no que é preciso fazer para trazer esses alunos de volta ao ambiente escolar e evitar a evasão. 

A campanha é realizada em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e tem como tema “Fora da escola não pode! Mesmo que a escola esteja funcionando em outros formatos”.

E nessa terça-feira (11) foi publicado no Diário Oficial dos Municípios o Decreto Municipal nº 011/2021 que institui e regulamenta o programa 'Busca Ativa Escolar' no âmbito da rede municipal de ensino de Buriti dos Lopes.

O decreto tem o objetivo de combater a evasão escolar, estimulando a matrícula de crianças e adolescentes, fortalecendo, também, a permanência/reingresso ao sistema de ensino. Além de identificar, registrar, controlar e acompanhar crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão, fornecendo dados concretos que possibilitem o planejamento, desenvolvimento e implementação de políticas que contribuam para a inclusão escolar. 

O 'Busca Ativa Escolar' será coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, por meio de ações que poderão envolver diferentes áreas, tais como: da própria Secretaria de Educação, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Assistência Social, entre outras, viabilizando o efetivo enfrentamento da exclusão escolar.

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: