quinta-feira, 20 de maio de 2021

CRIMES PREVIDENCIÁRIOS

Polícia Federal deflagra Operação Dolos e cumpre mandados em cidades do Piauí

Segundo a Polícia Federal, a ação foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (20) nas cidades de Parnaíba, Cocal e Cocal dos Alves. 

Na manhã desta quinta-feira (20), a Polícia Federal deflagrou a Operação Dolos com o objetivo de reprimir crimes previdenciários, onde cumpre cinco mandados de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares restritivas nas cidades de Parnaíba, Cocal e Cocal dos Alves.

A ação foi realizada em conjunto com a Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista do Ministério da Economia.

De acordo com a PF, durante a investigação, foi identificado que os suspeitos atuavam na concessão e recebimento irregular de aposentadorias, auxílios-doença e licença maternidade.

Segundo a polícia, o grupo era formado por um servidor do INSS, presidente de sindicato, intermediadores ou captadores de pessoas e documentos, e agiotas.

De acordo com a Polícia Federal, as fraudes seriam processadas na Agência da Previdência Social de Parnaíba mediante falsificação de documentos emitidos pelo Sindicato de Trabalhadores Rurais de Cocal dos Alves.

Ainda de acordo com a PF, a estimativa de prejuízos, apenas no auxílio-maternidade, é de R$ 4 milhões, considerando os dados do IBGE relativos aos anos de 2010 a 2019, período em que se verificou que foram concedidos, duas vezes mais benefícios que o total de crianças nascidas na localidade.

A PF informou que os envolvidos devem ser indiciados pelos crimes de falsificação de documentos (Art. 297 do CPB), estelionato (Art. 171 do CPB) e formação de quadrilha (Art. 288 do CPB).

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Fonte: Viagora

Nenhum comentário: