quarta-feira, 26 de maio de 2021

COVID-19

Buriti dos Lopes terá barreira sanitária para evitar chegada de variante pelo Maranhão

Segundo a SESAPI, as medidas buscam ampliar o trabalho de detecção e acompanhamento de novos casos, além prevenir contra a cepa indiana da Covid-19. 

Nesta terça-feira (25), o foi realizada uma reunião pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) para discutir sofre os esforços para barrar a propagação da Covid-19, como a intensificação de barreiras sanitárias das divisas do Piauí para evitar a chegada da cepa indiana do vírus.

De acordo com a Sesapi, serão reforçadas 25 barreiras sanitárias nas divisas do Piauí e Maranhão. O secretário de estado da Saúde, Florentino Neto, destaca que o objetivo é intensificar o trabalho das barreiras sanitárias nos pontos essenciais do estado, como fronteiras, rodoviárias e aeroportos.

“Neste momento, o que nos chama mais a atenção, e se mostra como nossa prioridade, é a intensificação das barreiras sanitárias nos limites com o estado do Maranhão. Fizemos uma revisão das 25 barreiras, além das barreiras de Teresina, que atuam nas divisas entre os dois estados. Elas serão reforçadas e trabalharão 24 horas para que possam identificar casos sintomáticos e suspeitos, dando o direcionamento que os protocolos recomendam”, disse o secretário Florentino Neto.

Segundo a pasta, as 25 barreiras que serão reforçadas estão localizadas nos municípios de Ilha Grande; Parnaíba; Gilbués; Santa Filomena; Ribeiro Gonçalves; Uruçuí; Antônio Almeida; Porto Alegre do Piauí; Guadalupe; Jerumenha; Floriano; Amarante; Palmeirais; Nazária; União; Miguel Alves; Porto; Campo Largo do Piauí; Matias Olímpio; Madeiro; Joca Marques; Luzilândia; Joaquim Pires; Murici dos Portelas e Buriti dos Lopes.

Segundo o tenente-coronel Francisco Ramos, que também participou da reunião, a Polícia Militar vem atuando com uma parceria direta nos trabalhos das barreiras. “Vamos intensificar as abordagens nas barreiras, apoiando as equipes do Busca Ativa e dando a garantia que eles executem os seus trabalhos. O principal foco nesse momento serão as barreiras localizadas nas divisas do Maranhão e queremos garantir esse trabalho que tem o foco apenas de garantir a vida dos piauienses”, afirmou.

A coordenadora do Programa Busca Ativa, Dilia Falcão, reforça que neste momento é essencial o trabalho em conjunto aos municípios, além da cooperação da população, para que as barreiras possam cumprir seu papel de forma efetiva. 

“Estamos há um ano trabalhando com as barreiras sanitárias e a cooperação da população é de suma importância. Estamos ali para orientar, mas ao mesmo tempo conseguimos identificar precocemente novos casos e dessa forma podemos ter um acompanhamento mais adequado de casos. Caso alguém esteja se deslocando e esteja com sintomas, procure as barreiras sanitárias, dessa forma a população estará ajudando o trabalho de enfrentamento à pandemia e estaremos cada vez mais perto de ganhar a batalha contra a Covid”, comenta a diretora.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Com informações da SESAPI/Viagora

Nenhum comentário: