terça-feira, 25 de maio de 2021

INVESTIGAÇÃO

Polícia Civil e CGU deflagram operação contra empresário e prefeitura do Norte do PI

Investigação apura prática dos crimes de fraude à licitação, associação criminosa, e desvio de dinheiro. 

A Polícia Civil do Estado do Piauí, por meio da Delegacia de Combate à Corrupção (DECCOR), em trabalho conjunto com o Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI) e Controladoria Geral da União (CGU), deflagrou a Operação Entrelaçados na manhã desta terça-feira (25).

O objetivo da diligência é dar cumprimento a mandados de busca e apreensão contra 7 empresas, residências de empresários e de três agentes públicos. A investigação apura a suposta prática dos crimes de fraude à licitação, associação criminosa, e desvio de recursos públicos envolvendo contratações do município de Batalha.

Ainda na diligência, a Justiça determinou o afastamento cautelar do pregoeiro de Batalha. Investigadores e auditores encontraram indícios de que ele ocupava o cargo de forma irregular, podendo estar diretamente envolvido nas supostas fraudes investigadas.

Mesmo endereço

Os levantamentos preliminares feitos pela DECCOR e pelos órgãos de controle mostraram que as empresas alvo da operação possuem estreita ligação entre si, algumas dividindo, inclusive o mesmo endereço, e sendo administradas por familiares próximos. Dados apontam que elas venceram licitações de 2017 a 2020, recebendo entre R$ 3 e 4 milhões por ano só do município de Batalha.

Empresas sem capacidade de operar

A investigação apontou que, aparentemente, as empresas não possuem capacidade operacional para o fornecimento dos materiais licitados (material de limpeza, papelaria e medicamentos). Uma delas não possui sequer funcionário contratado.

Favorecimento

Foram encontrados indícios de favorecimentos escusos, haja vista que, algumas pessoas jurídicas foram recém-criadas e mesmo assim conseguiram vencer certames para fornecimento de grande quantidade de produtos. Também há suspeita de combinação de preços entre os licitantes para escolha dos vencedores.

11 mandados

A operação cumpre 11 mandados de busca e apreensão nas cidades de Teresina, José de Freitas e Barras. O nome da operação é uma referência ao estreito laço familiar mantido entre os supostos empresários e suas empresas.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Fonte: GP1

Nenhum comentário: