sexta-feira, 14 de maio de 2021

OPERAÇÃO CNPJ PREMIADO

Operação do GAECO apura desvio de mais de R$ 10 milhões de recursos públicos no Piauí

Conforme o MP-PI, a ação tem como objetivo produzir provas e fazer cessar a atuação de uma organização criminosa investigada por desvio de recursos públicos em cidades piauiense. 

O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio da Promotoria de Justiça de Elesbão Veloso e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou nesta sexta-feira (14/05) a operação intitulada “CNPJ Premiado”, e deu cumprimento a mandados judiciais de busca e apreensão nos endereços de 13 investigados, entre estes pessoas físicas e jurídicas.

Conforme o MP-PI, a ação tem como objetivo produzir provas e fazer cessar a atuação de uma organização criminosa investigada por desvio de recursos públicos na cidade de Elesbão Veloso e outros municípios piauienses, envolvendo serviços de coleta de lixo, locações de veículos e obras.

Apurou-se que foram criadas pessoas jurídicas de fachada. As empresas receberam recursos públicos tanto de Elesbão Veloso quanto de outros municípios piauienses, em contratos que ainda estão em vigor. E de acordo com as investigações iniciais, o valor estimado ultrapassa o montante de R$ 10 milhões.

Apura-se ainda pagamento de propina a servidores públicos ligados à gestão municipal de Elesbão Veloso e pagamentos suspeitos realizados a parentes do ex-prefeito de Elesbão Veloso, Ronaldo Barbosa, que é investigado, além de lavagem de dinheiro com uso de laranjas.

As Polícias Civil e Militar, PRF e TCE-PI, deram apoio à operação.


Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Fonte: Encarando

Nenhum comentário: