terça-feira, 26 de abril de 2022

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

BRAER aguarda decisão judicial para retomada de poços em Buriti dos Lopes

Agespisa emitiu nota afirmando que não presta mais serviço no município, mas tem impedido o acesso aos poços pela BRAER, concessionária contratada. 

Em fevereiro deste ano, a Prefeitura de Buriti dos Lopes contratou a Empresa BRAER para a gestão, operação e manutenção do sistema de abastecimento de água do Município, substituindo a Empresa de Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa), que atuava sem contrato e de maneira precária. Desde então, a nova concessionária tem encontrado dificuldades para atuar, uma vez que a empresa estatal tem impedido o acesso aos poços e imóveis municipais.

O Município aguarda decisão judicial que venha a determinar a reintegração dos imóveis ainda sob a posse da Agespisa. Além disso, na tentativa de encontrar uma solução ao empasse, a BRAER informou que oficiou o Ministério Público Estadual para que intervenha sobre a questão, para que a população não fique sem o fornecimento do serviço, mas ainda não obteve resposta do órgão.

De acordo com a advogada da BRAER, Maíra Barreto, a Agespisa há muitos anos não possui contrato com o município e não pode, portanto, operar o sistema de abastecimento local. “Em recente decisão, o magistrado local reintegrou alguns imóveis para o município de Buriti dos Lopes, porém os principais terrenos, onde se encontram os pontos de captação e que fornecem água para boa parte da população, se encontram em terrenos que continuam sob a posse da antiga concessionária, que não está dando o acesso para a BRAER possa realizar seus serviços”, explica. 

Continuam em posse da Agespisa os poços localizados na Rua Projetada e Rua Raimundo Estevão, além do reservatório situado na Rua Antônio Pacheco Ramos, que são responsáveis pelo abastecimento de grande parte da população buritiense.

Em nota veiculada recentemente, a concessionária estatal afirmou que não é responsável pela gestão dos serviços de abastecimento de Buriti dos Lopes, no entanto permanece impedindo o acesso da nova empresa para continuidade do atendimento aos moradores.

O conflito tem deixado parte da população de Buriti dos Lopes sem abastecimento de água. Isso porque, segundo equipes de campo da BRAER, possivelmente, a Agespisa tem realizado o desligamento dos poços que continuam em sua posse.

Segundo Maíra Barreto, todo o aparato de abastecimento de água pertence à população de Buriti dos Lopes, que ao longo dos anos pagou para ter acesso ao serviço. “Esse é um serviço que pertence à população, não a uma empresa em particular. Não queremos que questões jurídicas prejudiquem a população, deixando com que fique desabastecida de um serviço tão essencial para a vida, como a água”, finaliza a advogada.

Está marcada para esta semana uma audiência pública na Câmara Municipal de Buriti dos Lopes para tratar sobre o sistema de abastecimento de água no município, que contará com a presença de representante da BRAER.

TRATAMENTO DE ÁGUA

Sobre vídeo publicado no canal do Youtube do Portal Rurik, a BRAER informa que todos os poços gerenciados pela empresa recebem a quantidade ideal de cloro para o consumo humano, inclusive, diariamente, são enviadas amostras para acompanhamento da qualidade da água em laboratório certificado. O vídeo em questão foi feito por pessoa não autorizada, o que não assegura a qualidade do teste realizado, colocando sob suspeita sua validade.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Com informações da BRAER

Nenhum comentário: