terça-feira, 5 de abril de 2022

SAÚDE

Sesapi reforça ações de combate à dengue junto aos municípios

Entre as ações para combater o Aedes Aegypti está à utilização do carro fumacê e a disponibilização do produto que mata a larva do mosquito, para os municípios através das regionais de saúde. 

O estado do Piauí vem enfrentando uma epidemia de dengue, que teve um crescimento de 351,7% na incidência de casos da doença. Para ajudar os municípios no combate ao mosquito a Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) vem realizando ações e monitoramento das infestações. 

De acordo com os dados do boletim epidemiológico da 12ª Semana Epidemiológica – 2022, de janeiro a março deste ano foram registrados no estado 761 casos, em 96 cidades piauienses ,no ano passado foram confirmados 262 casos da doença. “A Sesapi vem desenvolvendo ações de prevenção e combate à dengue desde o ano passado, quando iniciaram as capacitações com os municípios e agora intensificamos nosso trabalho junto às cidades para que possamos fazer um enfrentamento mais efetivo contra o mosquito, que vem adoecendo nossa população, disse o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior. 

Secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior.

No estado 24 municípios estão em situação de risco alto para a dengue e 83 cidades se encontram em estado de alerta para a doença, sendo que cinco municípios estão com maior índice de infestação, são eles; Guadalupe, Jerumenha, Alvorada do Gurgueia, Fartura do Piauí e Marcos Parente. 

“Esses números conseguimos observar através dos nossos sistemas e nos ajudam a planejar ações para o enfrentamento da doença, por isso pedimos aos gestores municipais, que mantenham os sistemas atualizados”, lembra o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios Herlon Guimarães. 

Entre as ações para combater o Aedes Aegypti está à utilização do carro fumacê e a disponibilização do produto que mata a larva do mosquito, para os municípios através das regionais de saúde. “Todos os nossos veículos utilizados como carro fumacê estão funcionando e à disposição das cidades, que fazem a solicitação e atendem os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, as regionais também contam com o produto químico que ajuda a disseminar a larva, mas para a disponibilização precisamos está com os dados de cada município atualizado no sistema”, explica o superintendente. 

O secretário Neris Júnior também lembra à população da necessidade de manter os cuidados em casa, para evitar a proliferação do Aedes Aegypti. “É importante que todas as pessoas façam a sua parte também e  mantenham os cuidados de limpeza contra a dengue, pois só assim é possível reduzir as chances de transmissão da doença. A prevenção da dengue pode ser feita com práticas simples que evitam, principalmente, a reprodução do mosquito transmissor, através da eliminação de objetos que acumulem água parada como pneus, garrafas e plantas”, enfatiza o gestor.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Fonte: ASCOM/SESAPI

Nenhum comentário: