quinta-feira, 28 de abril de 2022

SAÚDE PÚBLICA

Sesapi alerta 74 municípios que não notificaram casos de dengue

Conforme o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, é necessário registrar os casos para que a Sesapi possa analisar o cenário epidemiológico de cada município. 

Nesta quarta-feira (27), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através das equipes técnicas da coordenação de epidemiologia e do Centro de informações e Vigilância em Saúde (CIEVS), fez uma alerta aos municípios piauienses para que registrem os casos de dengue notificados na região.

De acordo com análise das equipes técnicas da Sesapi, 74 municípios, dos 224 do Piauí, ainda não registraram qualquer notificação, ou seja, estão em estado silencioso.

No último boletim epidemiológico da Secretaria, referente a 15º Semana Epidemiológica, o Piauí registrou um aumento de 610% de casos de dengue em 2022, em relação ao período de 2021. Ainda em relação as arboviroses, o Piauí também apresentou um aumento superior a 4.000% nos casos de Chikungunya.

Conforme o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, é necessário registrar os casos para que a Sesapi possa analisar o cenário epidemiológico de cada município.

“Apenas com as notificações sendo feitas, nossas equipes técnicas conseguem verificar a realidade de cada um dos municípios para traçar estratégias, junto a gestão municipal, que possam ser efetivas na redução de novos casos, tanto de dengue como chikungunya”, destaca o gestor da pasta.

Segundo a Sesapi, os membros da coordenação de epidemiologia da pasta e do CIEVS tem se reunido com representante dos municípios do Estado para tratar sobre ações estratégicas de enfretamento a dengue.

O sarampo que está sendo investigado no Estado também será pautado nessas reuniões com os municípios, além de discutir com os municípios em situação de riso e alertar sobre a notificação dos casos das doenças, como informa a Secretaria de Saúde.

A coordenadora de epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, explica que nesta quarta-feira 23 municípios já foram comunicados quanto a problema e devem trabalhar em ações estratégicas de combate à dengue e Chikungunya.

“Nesta quarta-feira nossas equipes estão em Joaquim Pires, reunidos com 23 municípios da Comissão Intergestora Regional da região dos Cocais e com o município de Dom Inocêncio. Vamos trabalhar junto a esses municípios a situação da Dengue e da Chikungunya, tratando de ações relativas à epidemiologia destes agravos, além de ações relativas ao ambiente para o controle da dengue”, explica Amélia Costa.

Ainda segundo a coordenadora Amélia Costa, a participação da população também é importante nesse cenário para reduzir os riscos de crescimento dos casos.

“Além da questão das notificações e do enfrentamento ao mosquito com o carro fumacê, é essencial que a população entenda que também precisa fazer sua parte. A literatura e as análises nos mostram que 80% dos criadouros do mosquito estão em ambientes domiciliares. E, para reduzirmos o risco de aumento de novos casos, é necessário que as pessoas limpem bem suas casas, evitando deixar qualquer local propício para se tornar um criadouro do mosquito transmissor”, pontua Amélia Costa.

A Sesapi ainda informou que as equipes da pasta devem se reunir nessa próxima semana com os municípios de mais duas regionais de saúde.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Fonte: ASCOM/Sesapi

Nenhum comentário: