quarta-feira, 11 de julho de 2012

SECA

Mais de 69% dos municípios piauienses estão em situação de emergência
A Portaria Nº 246, de 10 de julho de 2012, reconhece a situação de emergência nos municípios de: Buriti dos Lopes, Caraúbas do Piauí, Caxingó e outros mais.

Até o início da semana, o Piauí tinha 127 municípios com decretos de situação de emergência reconhecidos pela secretaria nacional de Defesa Civil, por conta da estiagem que assola o Estado, o que representava 56,6% dos municípios piauienses. Mas o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (11), uma Portaria de reconhecimento da situação de emergência em mais 28 municípios piauienses.

Ao todo o Piauí chega a 155 municípios com situação de emergência reconhecidos, por conta da seca, o que representa que mais de 69% das cidades do Estado. A Portaria Nº 246, de 10 de julho de 2012, reconhece a situação de emergência nos municípios de:Acauã, Agricolândia, Angical do Piauí, Amarante, Batalha, Bom Jesus, Buriti dos Lopes, Campo Maior, Capitão de Campos, Caraúbas do Piauí, Castelo do Piauí, Caxingó, Cocal de Telha, Corrente, Coivaras, Colônia do Gurguéia, Domingos Mourão, Esperantina, Jardim do Mulato, Luís Correia, Luzilândia, Marcolândia, Morro do Chapéu do Piauí, Piripiri, São João da Fronteira, São João do Arraial, São Miguel da Baixa Grande e São Pedro do Piauí. 

De acordo com a Comissão Contra a Seca no Piauí, as principais dificuldades encontradas no Estado são o abastecimento de água com carros pipas e a grande quantidade de poços abandonados. Segundo levantamento realizado pelo Serviço Geológico do Brasil, 11.021 poços estão desativados no Estado, o que prejudica o abastecimento de regiões mais afetadas. O Governo Federal já entrou com uma contrapartida de 15 milhões para a manutenção dos poços, porém a maioria não dispõe de ficha técnica.

Cerca de 120 carros pipas estão abastecendo os municípios mais afetados, porém o número ainda é insuficiente. Para analisar a situação, a comissão visita durante toda essa quarta-feira, as regiões em que esse tipo de abastecimento é mais solicitado.

Por: Juarez Oliveira – AZ / Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

3 comentários:

Maria Luiza Nunes disse...

será que num só decretaram situação de emergencia no município porque estamos em ano de eleição? eh boma ficar de olho nessa gente porque de bonzinho eles não tem nada.
são lobos em pele de cordeiros.

Francisco Carlos disse...

Não estou achando que o municipio de Buriti dos Lopes esteja em situação de emergencia, pois chove de vez em quando.

Maria dos Remédios disse...

Esse pessoal q/ posta comentário só pensa em politicagem eita povo sem amor ao próximo,mas lembrem-se ô Maria e Francisco,Buriti dos Lopes ñ é só a cidade ñ, tem interior de dá pena e se é p/ ajudar q/ seja bem vindo ñ venha vc air ser mãe Diná.Vcs parecem mas, lobo em pele de cordeiro, ou é uma dos come barro.